O que significa descoberta da energia?

24 Abril 2017, 19:00 Ricardo Lopes Coelho

Há algum consenso em associar à descoberta da energia os nomes R. Mayer, Joule, Colding e Helmholtz. Por isso tomaram-se os trabalhos destes quatro autores tendo em atenção:
1- as experiências que eles levaram a cabo e os cálculos realizados;
2- como essas experiências foram interpretadas.
Verificou-se que Mayer e Joule determinaram o equivalente mecânico do calor. Todos os quatro autores estavam de acordo com a existência dum tal valor.
Mayer interpretou o calor e o trabalho como força, que se transformavam uma na outra, sem variarem a quantidade de força. Joule defendeu que o calor era movimento. A interpretação de Colding era próxima dade Mayer e a de Helmholtz, da de Joule.
Para se comparar este resultados com os teoria do calor-substância, mostrou-se o que significava o calor ser substância do ponto de vista experimental. Desta comparação resultava o seguinte: as experiências dos anos de 1840 negavam a conservação da quantidade de calor; o calor-força de Mayer e o calor-movimento de Joule, vinham tomar o papel do calor-substância.
Conclusão: se o conceito do calor-substância era mera interpretação da experiência existente, então o calor-força ou o calor-movimento também o eram. Esta foi a tese em discussão. Com esta discussão pretendia-se chegar a uma resposta à questão colocada: afinal o que se descobriu na descoberta da energia?