Métodos de Ensino e Avaliação

TEÓRICA O livro de texto adotado (Faber) privilegia uma exposição rigorosa dos princípios da dinâmica de fluidos, matematicamente não sofisticada, de um conjunto muito alargado de problemas em várias áreas da Física e da Engenharia. Um número significativo das aplicações tratadas no livro de texto são o ponto de partida para os problemas a resolver nas aulas-teórico práticas e/ou na avaliação contínua. TEÓRICO-PRÁCTICA A componente teórico-prática inclui a resolução analítica de alguns problemas inspirados em sub-seções do livro de texto (Faber) em temas desenvolvidos nas aulas teóricas. As (cinco) séries de problemas incluem ainda problemas inspirados no livro de Acheson e em livros com um foco em aplicações. Alguns destes problemas poderão ser resolvidos numericamente, em particular para testar as aproximações e/ou os limites usados nas soluções analíticas. AVALIAÇÃO Avaliação contínua: Resolução em casa de 3 problemas de cada uma das (cinco) séries, que deve ser entregue na semana seguinte à discussão da série na TP. Atrasos na entrega serão penalizados e haverá um cut-off para cada uma das entregas. É obrigatória a presença em pelo menos 2/3 das aulas TPs. Pode ser realizada uma oral sobre um ou mais dos problemas entregues. Um dos problemas é escolhido pelo aluno (25%) e dois pelo docentes (75%). Avaliação não contínua: exame final.