Sumários

10ª Aula Teórica

26 Março 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação e conclusão dos sistemas de navegação e de posicionamento – Geodesia de base Espacial: Conclusão do estudo do GPS; o SLR (Satellite Laser Ranging), LLR (Lunar Laser Ranging) e o VLBI (Very Long Baseline Interferometry), do que constam, métodos de utilização e aquisição e grau de precisão. Outras técnicas em desenvolvimento e de âmbito Regional (Nacional): O GLONASS (Global’naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema), o GALILEO, o BeiDou ou BDS (BeiDou Navigation Satellite System) e o DORIS (Doppler Orbitography and Radiopositioning Integrated by Satellite). Para que servem, e como são utilizados em Geologia e nos Processos Geológicos Globais.

Introdução ao Módulo sobre a Exploração do interior da Terra e da sua superfície a pequena escala, com o objectivo de identificar manifestações da sua dinâmica e inferir os processos dessa dinâmica ou, como funciona a Terra. Constituição e estrutura da Terra: a perspectiva química e a perspectiva mecânica. Campo magnético terrestre e o registo geológico das suas inversões. Fluxo térmico e gradiente geotérmico – o que são e como variam. M Modelo de Tectónica de Placas ou o Modelo de Tectónica Gobal – caracterização da dinâmica da Terra. Como funciona a Terra?  Os fundamentos do Modelo de Tectónica Global – de que são constituídas as placas litosféricas; porque se movem; tipos de limites ou fronteiras de placas; os processos geológicos fundamentais associados aos diferentes tipos de fronteira das placas litosféricas e sua correlação com as unidades morfo-tectónicas da superfície da Terra.  De Tuzo Wilson a Alfred Wegener. O Ciclo de Wilson - e os análogos actuais.

 

Bibliografia:

 

Carter, W. E. & Robertson, D. S. (1986) - Studying the Earth by Very-Long-Baseline Interferometry, Scientific American, November 1986, p 44-52.

Casaca, J., Matos, J. & Baio, M. (2000) – Topografia Geral. GPS, Fotogrametria, Detecção Remota e Modelação numérica do Relevo, Lidel,306.
Drury S. A. (1998) - Images of the earth - aguide to remote sensing, OxfordUniv.Press.

Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p.

http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html

Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p.

Matos, J. L. (2000) – Fundamentos de Informação Geográfica – Modelação Geográfica, Análise Espacial, Cartografia Digital, Qualidade, (Lidel), 326 p..

Moores & Twiss (1995) - Tectonics. (Freeman).

Raisz, E. (1969) - Cartografia Geral, Edit. Científica, p. 414.

Spencer, E. W. (2000) - Geologic Maps. A practical Guide to the… (Prentice Hall), 2nd Edition.

 

 


9ª Aula Teórica

24 Março 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação da aula anterior. Como funciona o Nosso Planeta. Exploração do interior da Terra e da sua superfície a pequena escala, com o objectivo de identificar manifestações da sua dinâmica e inferir os processos dessa dinâmica ou, como funciona a Terra. Constituição e estrutura da Terra: a perspectiva química e a perspectiva mecânica (Física), os pontos de interligação e os pontos de exclusão. O Campo magnético terrestre e o registo geológico das suas inversões. O Fluxo térmico e gradiente geotérmico – o que são e como variam. O Modelo de Tectónica de Placas ou o Modelo de Tectónica Global – caracterização da dinâmica da Terra. Os fundamentos do Modelo de Tectónica Global. De que são constituídas as placas litosféricas. Mecanismos de geração de movimento - porque se movem. Tipos de limites ou fronteiras de placas - os processos geológicos fundamentais associados aos diferentes tipos de fronteira das placas litosféricas e a sua correlação com as unidades morfo-tectónicas da superfície da Terra. Inversões Magnéticas e o Ponto de Curie.

Localização absoluta e localização relativa. Principais metodologias para medições de distâncias. Geodesia de base Espacial (por satélite ou outras de base espacial): O GPS (Global Positioning System), como se baseia, vantagens e limitações. Para que serve em Geologia.



Bibliografia:


Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p. 

http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html

Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p.

 



Aula nº 5

21 Março 2025, 11:00 João Cascalho

Breve introdução aos processos metamórficos.
Identificação e classificação das rochas metamórficas em amostra de mão. Critérios baseados na textura e na composição mineralógica. 


Introdução ao estudo das rochas sedimentares.

21 Março 2025, 11:00 Elisabete Malafaia

Tipos genéticos de rochas sedimentares: detríticas, biogénicas e quimiogénicas. Génese das rochas sedimentares detríticas. Critérios de classificação: grau de consolidação, composição (mineraloclastos, litoclastos e bioclastos), calibragem, forma dos clastos, natureza do cimento. Génese das rochas sedimentares quimiogénicas. Critérios de classificação: rochas carbonatadas, siliciosas e evaporíticas. Génese das rochas sedimentares biogénicas (bioedificadas e bioacumuladas). Critérios de classificação: composição dominante, tipo de fósseis, abundância de fósseis em relação à matriz, natureza do cimento. Descrição e classificação de rochas sedimentares detríticas em amostra de mão.


4ª Aula Prática

21 Março 2025, 08:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação e conclusão do estudo das principais Rochas Ígneas; efusivas e granulares. Com particular relevo na identificação dos seus principais minerais constituintes, quando observáveis - minerais essenciais e acessórios. Conclusão da observação e classificação quanto à tonalidade numa escala de cinzentos (Leucocratas a Melanocratas); quanto às suas percentagens em sílica (rochas félsicas, máficas e ultramáficas) e quanto à sua Textura (rochas vulcânicas vs rochas plutónicas)(observação de minerais e suas dimensões). A Serie de Bowen (séries contínua e descontínua), e nomes e características expeditas das principais rochas ígneas.