Sumários

6ª Aula Teórica

12 Março 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação da Aula anterior. Sismicidade de Portugal, terramoto de 1755 e conceitos de Período de Retorno. A Geodinâmica Interna nos Processos Geológicos. Falhas e a libertação de energia no regime sísmico. Exemplos didáticos. O Território Nacional e o Terramoto de 1755. A tomografia sísmica. Magnitudes vs períodos de retorno. A Velocidade de alguns Processos Geológicos. A escala temporal dos Processos, dos Milhões de anos aos poucos segundo. Da velocidade do alastramento dos fundos oceânicos, aos Lahars e escoadas lávicas pouco viscosas. Exemplos considerados Didáticos: Nevado del Ruiz (Colômbia), Mte Unzen (Japão), explosões freato-magmáticas, Mte St. Helena (USA). Velocidades de sedimentações - alguns casos extremos.  Nota: dos 92 alunos inscritos, há mais de 50% que faltam sistematicamente às aulas Teóricas.


5ª Aula Teórica

10 Março 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação das aulas anteriores. Os sismos como exemplos das manifestações da Geodinâmica Interna - Causa dos sismos, exemplo de alguns sismos recentes de Marrakesh Set23, Sines Ago24, Fonte da Telha Fev25 - as diferenças entre Magnitude e Intensidade, a Intensidade e a sua variabilidade devido a causas económicas - construção e tipos económicos. A diferença entre Risco e Grau de Perigosidade e a Vulnerabilidade. Reologia dos Materiais - Materiais elásticos, plásticos e frágeis. Exemplos observados na sala de aula, o aquecimento de um clip dobrado várias vezes, como evidência de um tipo de libertação energética e o som de um pedaço de giz a partir, outro tipo de libertação de energia. Observação de um comportamento anómalo - o Silicone Putty.

A Geodinâmica Interna nos Processos Geológicos. Falhas e a libertação de energia no regime sísmico. Exemplos didáticos. O sismo de Marraquexe de Setembro de 2023. As falhas em jogo. o registo de destruição Magnitude vs Intensidade. o Território Nacional e o Terramoto de 1755. A tomografia sísmica. O que é o período de retorno de um SISMO. Magnitudes vs períodos de retorno. O sismo de 1969 estará contido no período de retorno de 1755? A arqueologia e a compreensão do período de retorno de alguns sismos. O sismo de 1356 em Lisboa gravado nas paredes do Castelo de S. Jorge. a Velocidade de alguns Processos Geológicos. A escala temporal dos Processos, dos Milhões de anos aos poucos segundo.


 




Introdução ao estudo das rochas ígneas

7 Março 2025, 11:00 Elisabete Malafaia

Rochas ígneas intrusivas, hipabissais e extrusivas. Estruturas das rochas ígneas intrusivas e extrusivas. Critérios fundamentais para a classificação das rochas ígneas: 1) Composição mineralógica; 2) Textura; 3) Saturação em sílica; 4) Cor. Critérios de classificação dos depósitos piroclásticos com base na dimensão das partículas que os constituem. Estudo de rochas ígneas em amostra de mão: descrição e classificação.


Aula n.º 3

7 Março 2025, 11:00 João Cascalho

Conclusão da identificação das rochas magmáticas em amostra de mão.

Introdução à identificação das rochas sedimentares em amostra de mão: esquema de classificação baseado em critérios que, por vezes, não traduzem a realidade dos processos sedimentares. O problema do artificialismo da classificação das rochas sedimentares. 
Breve introdução ao trabalho de campo a realizar na próxima aula (será no campo se as condições atmosféricas não forem muit0 desfavoráveis) 


TC21 - 1ª Saída de Campo - Santo Amaro de Oeiras

7 Março 2025, 08:00 Pedro Daniel Mocho Lopes

Aula de campo na Praia de Santo Amaro a Paço de Arcos (Oeiras). Introdução à Geologia de Portugal e de Cascais. Observação do Cretácico Superior (Calcários com Rudistas e “Camadas com Neolobites vibrayeanus”; Cenomaniano Superior) da Bacia Lusitaniana e do Complexo Vulcânico de Lisboa. Observação e identificação de rochas sedimentares e ígneas no campo. Introdução ao corte de geológico e ao log estratigráfico. Medição de atitudes no campo. Introdução à observação de fósseis de invertebrados (gasterópodes, equinodermes, bivalves, etc.)