Disciplina Curricular

Séries Temporais ST

Mestrado Bolonha em Bioestatística - 3_MBioest 2022/23

Contextos

Grupo: 3_MBioest 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 690_Opção B (CMAT)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre os modelos clássicos para observações dependentes no tempo, bem como sobre as metodologias para identificar e estimar tais modelos. Com base nesses modelos, efectuar previsões.

Programa

Conceito de série temporal. Tendência e sazonalidade. Modelo de decomposição clássico. Estimação da tendência e da sazonalidade. Séries temporais estacionárias. Estimação do valor médio. Estimação das funções de autocovariância, autocorrelação e autocorrelação parcial. Modelos lineares de Séries Temporais: modelos autoregressivos (AR), modelos de médias móveis (MA), modelos autoregressivos de médias móveis (ARMA). Modelos Não Estacionários de Séries Temporais. Transformações para estabilizar a variância. Diferenciação. Modelos ARIMA. Modelos SARIMA. Modelação de Séries Temporais: Identificação do modelo; Estimação dos parâmetros em modelos ARMA; Avaliação da qualidade do ajustamento. Previsão em modelos ARIMA: Erro de previsão e intervalos de confiança.

Métodos de ensino e avaliação

Trabalho em grupo de modelação de uma série temporal previsão e exame final. O trabalho tem um peso de 40%, e o exame tem um peso de 60% na nota final.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre