Disciplina Curricular

Aplicações Avançadas em Biologia AABio

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 1_MBBC 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBBC 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 978 - 1º Ano/2º Sem do Mestrado em BBC

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta cadeira tem sido lecionada pelo Investigador João Sousa do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). O Doutor João Sousa é o responsável pela Informática do IGC com reconhecido mérito e competência na área das linguagens de progamação e gestão de sistemas. As aulas com a duração de cerca de 30 horas de contacto distribuidas por uma semana, nas instalações da FCUL, são dadas em ambiente Linux. Este curso é uma oportunidade para os alunos do mestrado aprenderem linguagens avançadas de programação muito utilizadas na área da Bioinformática e Biologia Computacional.    Pretende-se com esta cadeira a aquisição de conhecimentos específicos e operacionais na área de aplicações avançadas em Biologia, concretamente pela realização de um conjunto de tarefas de programação e acções práticas bioinformáticas. Adicionalmente a curiosidade dos alunos é estimulada na formulação de questões Bioinformaticas e ainda é promovida a aprendizagem de técnicas de apresentação e divulgação de resultados.  

Programa

Este curso é uma introdução à utilização de uma série de ferramentas informáticas de aplicação e uso crescente pelos Biólogos que trabalham nesta área. Nomeadamente: i) o uso de Linux para gestão de sistemas informáticos e a utilização remota de servidores  ii) o desenvolvimento de competências em Python. 

Métodos de ensino e avaliação

As aulas são administrado em salas dotadas de computadores, em que os alunos aprendem os conceitos pela sua operacionalização, resolvendo problemas de programação e observando os seus resultados de forma individual ou em grupo conforme o problema colocado. A avaliação resulta da realização de um conjunto de scripts destinados a resolver problemas dados pelo docente, que demostram os conhecimentos aprendidos pelos alunos na aplicação da linguagem informática a questões bioinfomáticas.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre