Disciplina Curricular

Métodos Quantitativos em Biologia de Sistemas MQBS

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 1_MBBC 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBBC 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 978 - 1º Ano/2º Sem do Mestrado em BBC

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresenta as principais abordagens computacionais na análise de sistemas biológicos complexos, incluindo análise de redes biológicas, com enfâse em redes de interação proteína-proteína e a sua associação a patologias, modelos dinâmicos de sistemas biológicos e modelos lógicos de redes regulatórias e de sinalização. Várias abordagens são exploradas através de projectos computacionais com execução acompanhada.

Programa

Análise estrutural de redes biológicas: -Análise de topologia de redes biológicas -Modelos baseados em distribuição de fluxos em estado estacionário Análise dinâmica de redes biológicas: -Modelação dinâmica determinística de redes biológicas. -Modelação dinâmica estocástica de redes biológicas. -Modelos lógicos de redes biológicas. -Métodos de exploração do espaço de parâmetros. Integração e inferência de redes biológicas com dados de larga escala: -Inferência de redes biológicas a partir de dados de larga escala -Uso de redes biológicas para análise de dados de larga escala -Ajustamento de modelos a dados de séries temporais para determinação de parâmetros e estrutura do modelo. Modelos multi-escala de sistemas biológicos: -Modelação Mesoscópica -Modelos modulares Princípios de design biológico: -Motivos de redes -Princípios de design -Princípios de operacionalidade

Métodos de ensino e avaliação

Método de ensino Ensino presencial com aulas teóricas expositivas e aulas teorico-práticas interactivas com discussão por parte dos alunos e execução acompanhada de projectos computacionais. Método de avaliação Exame escrito (50%), apresentação de artigo (25%), projecto computacional (25%)

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre