Disciplina Curricular
Estudos Avançados em Bioinformatica e Biologia Computacional EABBC
Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 1_MBBC 2017/18
Contextos
Grupo: 1_MBBC 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 978 - 1º Ano/2º Sem do Mestrado em BBC
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa proporcionar ao aluno conhecimentos específicos sobre a aplicação de técnicas avançadas de Bioinformática e Biologia Computacional, por meio do estudo de diversas componentes envolvidas. A unidade curricular enfatiza a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conhecimentos de diferentes áreas, como a biologia, a informática e a estatística. Os alunos serão expostos a uma variedade de técnicas e ferramentas avançadas, permitindo-lhes desenvolver competências essenciais para a análise e interpretação de dados biológicos complexos. A unidade curricular inclui a análise de estudos de caso e exemplos concretos extraídos de dissertações de mestrado, proporcionando aos alunos uma visão aprofundada e atualizada das inovações e aplicações práticas nas áreas de Bioinformática e Biologia Computacional.
Programa
Análise crítica dos problemas, objetivos, metodologias, resultados e contribuições de dissertações de mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional. A disciplina aborda as mais recentes inovações e aplicações práticas dessas componentes, proporcionando aos alunos uma compreensão aprofundada e atualizada das técnicas avançadas empregadas nessas áreas interdisciplinares. Os estudantes são expostos a exemplos concretos extraídos de dissertações de mestrado, permitindo uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação dos estudantes é realizada através de duas principais atividades: a apresentação de uma tese de mestrado e a resposta a questões sobre todas as apresentações. Cada aluno escolhe uma tese de mestrado na área de Bioinformática e Biologia Computacional e realiza uma apresentação detalhada sobre o tema. A apresentação deve incluir uma análise crítica dos problemas, objetivos, metodologias, resultados e contribuições da tese escolhida. Após as apresentações, são formuladas questões que cobrem os conteúdos discutidos. Essas questões avaliam a capacidade dos alunos de assimilar e refletir criticamente sobre os diversos temas abordados nas apresentações. A participação ativa e a capacidade de fazer conexões entre diferentes teses são aspectos valorizados na avaliação.