Disciplina Curricular
Filogenética e Evolução Molecular FEM
Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 2_MBBC 2023/24
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os resultados expectáveis da aprendizagem dos alunos nesta cadeira, a este nível de formação, estão relacionadas com a aquisição de conhecimentos específicos e operacionais de Filogenética, concretamente com a capacidade de autonomamente analisar, por vários métodos, e interpretar resultados de sequências de DNA. Pretende-se ainda estimular a curiosidade dos alunos em relação à actividade científica e promover a sua capacidade de formulação de questões. Pretende-se também fornecer bases teóricas e práticas que permitam vir a exercer uma actividade no âmbito da investigação na área da Filogenética. Procura-se ainda dar competências abrangentes relacionadas com a capacidade de crítica, análise e discussão de ideias, cultivando o espírito científico com consequente desenvolvimento da capacidade de identificar problemas pertinentes. Por último pretende-se que os alunos desenvolvam competências no âmbito das técnicas de apresentação e divulgação da actividade científica.
Programa
Filogenética e Evolução Molecular divide-se em oito grandes componentes de duração variável, que abordam de forma abrangente a área da filogenética: 1) Introdução à Filogenética e Evolução Molecular 2) Métodos de inferência filogenética 3) Modelos de evolução e testes de hipóteses 4) Introdução aos relógios moleculares 5) Introdução à filogenómica 6) Análise intraespecífica de sequências 7) Delimitação de espécies 8) Deteção de seleção
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são essencialmente informativas, com recurso a datashow. São aulas essencialmente informativas, abrangendo vários assuntos da área da Filogenética. Nas aulas teórico-praticas é administrado um ensino em salas dotadas de computadores, em que os alunos aprendem a resolver exercícios, analisar e interpretar dados de sequencias de acordo com os métodos aprendidos nas aulas teóricas. É ainda feita a discussão de artigos científicos por toda a turma teórico-prática. Um exame sobre a matéria teórica avalia sobretudo a capacidade de retenção e interpretação da informação ministradas nas aulas teóricas e constitui 20% da nota final do aluno. O exame prático consiste num exame individual realizado em computador e semelhante aos exercícios das aulas teórico-práticas, constituindo 30% da nota final. Os seminários apresentados pelos alunos constitui 30% da nota final, a discussão de artigos científicos a participação geral na cadeira os restantes 20%.