Disciplina Curricular
Processamento de Informação Biomédica PIB
Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 2_MBBC 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MBBC 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º Semestre > 632_MBBC - Nucleares (CEI/CVIDA/CMAT)
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular tem como objetivo desenvolver a compreensão dos alunos sobre o processamento de dados nas ciências da saúde e da vida, introduzindo-os ao shell scripting para uma manipulação eficiente. Através do currículo, os alunos adquirem conhecimentos sobre os fundamentos da informática biomédica, incluindo aplicações de ontologias e processamento semântico. Adquirem competências na recuperação e análise de dados biomédicos utilizando ferramentas de linha de comandos, filtragem de texto e realização de tarefas de recuperação de informação. Para além disso, a unidade curricular cultiva competências em pensamento crítico, comunicação eficaz, tomada de decisões éticas, colaboração e adaptabilidade a tecnologias emergentes. No final da unidade curricular, os alunos estão aptos a enfrentar os desafios do processamento de informação no domínio da saúde e das ciências da vida e preparados para uma exploração mais aprofundada.
Programa
Esta unidade curricular aprofunda as técnicas de processamento de dados no âmbito das ciências da saúde e da vida, introduzindo a utilização de scripts shell para uma manipulação eficiente. Os tópicos abordados incluem fundamentos de informática biomédica, aplicações de ontologias, processamento semântico, recuperação de dados, processamento de texto e fontes de informação específicas, como dados clínicos e registos de saúde eletrónicos. Ao longo da unidade curricular, os alunos participam em exercícios práticos para reforçar a aprendizagem e desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo real no processamento de informação biomédica.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular utiliza aulas interactivas, exercícios práticos e exemplos do mundo real para promover o envolvimento dos alunos. Os alunos aplicam conceitos teóricos a cenários práticos. A avaliação inclui a resposta a perguntas durante as aulas teóricas e a realização de exercícios personalizados durante as aulas práticas. As notas finais baseiam-se no desempenho global de todas as avaliações, garantindo uma avaliação abrangente da compreensão e aplicação do material do curso por parte dos alunos.