Disciplina Curricular
Métodos Computacionais em Evolução e Ecologia MCEE
Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 0_MBBC 2008/09 a 2016/17
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Do ponto de vista da Evolução e da Genética, as melhores estratégias para um certo indivíduo dependem das estratégias <
Programa
Teoria de Jogos Evolutiva. Jogos discretos e contínuos. Estratégias de Nash. Estratégias Evolutivamente Estáveis. Equação de Shaw-Moler e a teoria de Fisher da alocação do sexo: aplicações aos animais e plantas (incluindo evolução de hermafroditismo e outras formas de co-sexualidade para dioécicas, ou ginodioécicas, ou androdioécicas) Altruísmo e Spite. Competição na família: conceitos matemáticos e exemplos em plantas de semente (angiospérmicas e gimnospérmicas) e mamíferos. Modelo de Smith-Fretwell para compreenção do tamanho de sementes. Modelo de Trivers Imprinting Genómico: plantas de semente e mamíferos.
Métodos de ensino e avaliação
Expor os temas no quadro e slides e discuti-los.Serão fornecidos problemas em cinco aulas para resolução na aula, onde apenas as quatro melhores notas contarão para a nota final da cadeira. Quem não fizer estes problemas nas aulas, será avaliado em exame final. Face à situação atual de pandemia COVID-19, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações no ano lectivo de 2020/21.