Disciplina Curricular

Programação Por Objetos PObj

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 0_MBBC 2008/09 a 2016/17

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira os conceitos e as técnicas fundamentais da programação centrada em objectos, com ênfase na abstracção em interfaces, classes, herança, polimorfismo e excepções; pretende-se igualmente que o aluno aprenda a manusear a linguagem de programação Java.

Programa

- Noção de classe e objecto no paradigma orientado-a-objectos, instanciados na linguagem de programação Java. - Herança de tipos, polimorfismo, excepções, e tipos genéricos. - Introdução à modelação e desenho de classes usando UML. - Desenho por contracto: noções de pré-condição, pós-condição e invariante de classe. Herança de classes e o princípio de substituição de Liskov. - Técnicas para redefinição dos métodos da classe Object (equals, hashcode, toString) - Uso de componentes da Java API: "collections framework", interface Comparable, input/output, reflecção, serialização.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas de exposição da matéria e aulas teórico-práticas de resolução de exercícios em ambiente de laboratório. * Trabalhos práticos de programação: 4 valores  * Exame final: 16 valores

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre