Disciplina Curricular
Programação Por Objetos PObj
Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 0_MBBC 2008/09 a 2016/17
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o aluno adquira os conceitos e as técnicas fundamentais da programação centrada em objectos, com ênfase na abstracção em interfaces, classes, herança, polimorfismo e excepções; pretende-se igualmente que o aluno aprenda a manusear a linguagem de programação Java.
Programa
- Noção de classe e objecto no paradigma orientado-a-objectos, instanciados na linguagem de programação Java. - Herança de tipos, polimorfismo, excepções, e tipos genéricos. - Introdução à modelação e desenho de classes usando UML. - Desenho por contracto: noções de pré-condição, pós-condição e invariante de classe. Herança de classes e o princípio de substituição de Liskov. - Técnicas para redefinição dos métodos da classe Object (equals, hashcode, toString) - Uso de componentes da Java API: "collections framework", interface Comparable, input/output, reflecção, serialização.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas de exposição da matéria e aulas teórico-práticas de resolução de exercícios em ambiente de laboratório. * Trabalhos práticos de programação: 4 valores * Exame final: 16 valores