Disciplina Curricular
Dissertação em Bioinformática DB
Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 0_MBBC 2008/09 a 2016/17
Contextos
Grupo: 0_MBBC 2008/09 a 2016/17 > 2º Ciclo > Ramos > Bioinformática
Período:
Peso
60.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Realização de um trabalho individual, de índole científica, científico-tecnológica ou tecnológica na área da Bionfomática. O trabalho pode ser de um dos seguintes tipos: dissertação ou projeto. A dissertação é uma exposição e discussão, com objectividade, de natureza científica. Pressupõe um exame crítico de um problema sob uma perspectiva original, sugerindo ou desenvolvendo soluções para o problema em causa. Um projecto procura resolver um problema, com uma solução original, partindo de um planeamento onde se compreendem as fases de análise, desenho, realização e teste da solução. Pressupõe iniciativa e autonomia para lidar com a complexidade e incerteza do problema.
Programa
A dissertação de mestrado poderá ser realizada: - No âmbito das actividades de investigação em Bioinformática dos professores/investigadores da FCUL ou dos Centros de Investigação (I&D) a que possam estar associados, caso em que o aluno terá como orientador um docente ou investigador da FCUL. - Numa instituição, pública ou privada, nacional ou estrangeira que desenvolva actividades de índole científica, científico-tecnológica ou tecnológica na área da Bioinformática. Neste caso, o aluno terá como orientador externo um investigador da instituição de acolhimento e, simultaneamente, um orientador interno da FCUL.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é realizada numa discussão pública da dissertação ou relatório de projecto tendo em conta: - Capacidades técnicas reveladas; - Capacidade de aprendizagem de novas técnicas; - Autonomia e iniciativa; - Qualidade do trabalho final; - Capacidade de enquadrar o que aprendeu numa visão mais abrangente; - Capacidade integração no ambiente de trabalho; - Capacidade de trabalhar em equipa; - Qualidade do relatório final - Qualidade da apresentação oral; - Desempenho durante a discussão.