Disciplina Curricular

Evolução Experimental EExp

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 0_MBBC 2008/09 a 2016/17

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

As questões consideradas em Evolução Experimental, que vão da explicação da diversidade de organismos observados e sob análise, aos métodos de estudo, assim como as variadas problemáticas evolutivas gerais, tornam esta disciplina essencial no âmbito de formação no Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento. Em primeiro lugar pela importância dos estudantes desenvolverem capacidades no sentido de, no seu futuro como investigadores, poderem utilizar esta ferramenta directamente a problemáticas da Biologia Evolutiva, mas também claramente, pela sua natureza interligada e experimental, a problemáticas da Biologia do Desenvolvimento (e Evo-Devo) e da Biologia da Conservação. Em segundo lugar porque a exploração das várias vertentes da Evolução Experimental permite desenvolver e aprofundar competências gerais na abordagem de problemáticas biológicas por experimentação. Todos estes aspectos são essenciais numa carreira de investigação em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento.

Programa

Potencialidades da Evolução Experimental. Diversidade de abordagens metodológicas. Requisitos do material biológico e design experimental em função das problemáticas abordadas. Variedade de organismos modelo utilizados e suas potencialidades específicas. Ilustração de problemáticas evolutivas estudadas por Evolução Experimental. Apresentação do caso de estudo seguido pela equipa. Apresentação pelos estudantes de casos de estudo publicados recentemente. Execução de um  mini-projecto de investigação (actividades diárias). Análise de dados e elaboração final de um relatório escrito em formato de publicação científica.

Métodos de ensino e avaliação

Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações. Na componente teórica o método de ensino será essencialmente de carácter expositivo. As últimas aulas serão plenamente participativas, envolvendo a apresentação pelos estudantes, de casos de estudo da literatura. Na componente prática os estudantes executam um mini-projecto, explorando várias metodologias e problemáticas. A parte teórico-prática envolve a análise de dados da equipa da docente permitindo a aprendizagem de diversas abordagens estatísticas e discussão a interpretação de resultados. A avaliação  envolve: um teste escrito, individual, com questões teóricas e teorico-práticas, valendo 50% na avaliação final;um trabalho final sobre os resultados obtidos no mini-projecto na forma de artigo científico com peso de 40% na avaliação final; e a avaliação de uma apresentação oral de um artigo científico, com peso de 10% na nota final.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1 Semestre