Disciplina Curricular

Modelos e Métodos Computacionais em Biologia MMCB

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 1_MBBC 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBBC 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 978 - 1º Ano/2º Sem do Mestrado em BBC

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os modelos clássicos de biologia tendem a ser generalistas e simples, permitindo um estudo analítico bastante completo, mas a maior parte dos modelos mais recentes são demasiado complexos para isso. De qualquer modo, além deste estudo analítico, é também útil fazer estudos numéricos e gráficos, para testar os resultados analíticos e para os completar, por vezes sugerindo novas soluções analíticas aproximadas. Além disso, alguns modelos são expressos desde o início como modelos computacionais simulativos, incluindo autómatos celulares e modelos baseados no comportamento individual.O objectivo desta disciplina é estudar alguns destes modelos biológicos recentes, assim como alguns modelos clássicos, usando simulação computacional. Espera-se que os alunos fiquem assim aptos a estudar em profundidade os modelos existentes, e a desenvolver eles próprios novos modelos biológicos.

Programa

A disciplina é baseada no estudo computacional de vários modelos de biologia, com ênfase em genética e evolução.  O conjunto de situações biológicas a estudar pode ser algo flexível, dependendo dos interesses expressos pelos alunos.  De qualquer forma, o cerne do programa é formado por uma selecção de tópicos, incluindo os indicados na secção seguinte.  Cada módulo é constituído por uma introdução teórica ao assunto, seguida do desenvolvimento e estudo computacional dos modelos e métodos respectivos, discussão, iteração do processo, e conclusões.  O primeiro módulo, introdução à programação, tem uma índole diferente, e será sempre ensinado (excepto se todos os alunos tiverem já experiência de programação suficiente). Vários métodos standard importantes em bioinformática, nomeadamente os de filogenética molecular, conspícuos pela sua ausência, são ensinados noutras cadeiras do mesmo docente.

Métodos de ensino e avaliação

Exposição do material de base, exploração detalhada e alargada das questões em aulas computacionais, discussão dos resultados. Exame final e avaliação contínua nas práticas.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre