Disciplina Curricular

Perspetivas em Biologia Computacional PBCom

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 1_MBBC 2017/18

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade letiva tem nunca foi lecionada. Conceptualmente é para ser uma cadeira semelhante à cadeira de Investigação em Bioinformática, isto é ser lecionada por um docente externo à FCUL e com reconhecido mérito e competencia na área da Biologia Computacional e Biologia de Sistemas. As aulas com a duração de cerca de 30 horas de contacto distribuidas por uma semana, nas instalações da FCUL ou fora delas na instituição de investigação do docente. Este curso é uma oportunidade para os alunos dos mestrado contactarem com a investigação e os investigadores na área da Biologia Computacional.    Pretende-se com esta cadeira a aquisição de conhecimentos específicos e operacionais na área de investigação em Biologia Computacional. Pretende-se estimular a curiosidade dos alunos em relação à actividade científica, promover a sua capacidade de formulação de questões e a aprendizagem de técnicas de apresentação e divulgação de resultados. 

Programa

Introdução ás técnicas de análise de dados Biologia Computacional, conceitos teóricos e aplicações práticas. Modelação em Biologia computacional, Experimentação "in silico" propriedades e aplicações destes conceitos. Apresentação por vários palestrantes dos temas desenvolvidos na área de Biologia Computacional. Resenha das aplicações abertas pelas novas tecnologias de informação.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas são essencialmente informativas, com recurso a datashow. As aulas são administradas em salas dotadas de computadores, em que os alunos exploram informaticamente os conceitos desenvolvidos e aprendem a analisar e interpretar resultados de experiencias em Biologia computacional. Os seminários, consistem em apresentações individuais de um artigo científico. É ainda feita a discussão de artigos científicos por toda a turma.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre