Disciplina Curricular

Dissertação (Biologia da Conservação) D-BiologiaConservacao

Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 1_MBC 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBC 2017/18 > 2º Ciclo > Dissertação

Período:

Peso

54.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo do curso é a realização de um trabalho individual de índole científica, científico-tecnológica ou tecnológica, na área da Biologia da Conservação, obrigatório para todos os alunos de mestrado.  Os alunos devem demonstrar conhecimento e compreensão sobre o tópico da tese, em particular no contexto de estudos prévios e da investigação que é desenvolvida na actualidade e demonstrar, ainda, um conhecimento profundo sobre as metodologias que utilizaram no decurso do seu trabalho. No ato público de defesa da sua tese, os alunos devem ser capazes de discutir as problemáticas em estudo e os resultados obtidos no contexto do conhecimento atual e perspectivas futuras. No final, os alunos terão adquirido conhecimento e capacidade de desenvolver, de forma autónoma, trabalhos semelhantes e publicar os resultados da sua investigação.

Programa

A dissertação de mestrado é um trabalho independente que aborda aspectos da Biologia da Conservação.  A tese deve abordar um tema particular na área da Biologia da Conservação, aplicando conhecimentos teóricos e os métodos de investigação mais adequados à problemática em estudo. Os objectivos, a fundamentação teórica, os métodos, e as conclusões devem ser claramente especificados. Devem aplicar-se perspectivas, conceitos e métodos aprendidos durante o curso e analisar as conclusões em relação ao conhecimento existente e às perspectivas futuras.   A dissertação poderá ser realizada:  - No âmbito das actividades de investigação dos professores/investigadores da FCUL ou dos centros de investigação a que possam estar associados; - Numa instituição, pública ou privada, nacional ou estrangeira que desenvolva actividades de índole científica, científico-tecnológica ou tecnológica na área da Biologia da Conservação. 

Métodos de ensino e avaliação

O ensino é tutorial.   O orientador(es) acompanha(m) o trabalho desenvolvido pelo aluno nas diversas fases do processo, em particular na aplicação das metodologias preconizadas para cumprir o(s) objectivo(s), de modo a garantir a qualidade do mesmo. Após conclusão da recolha de informação, são realizadas reuniões para discutir os resultados e a sua apresentação, delineando um draft da tese. Sempre que necessário, o(s) orientador(es), providencia(m) meios alternativos de alcançar os objectivos.  A avaliação é realizada no decurso do ato público de defesa da tese. São considerados os seguintes parâmetros na avaliação: -         A tese escrita -         A apresentação oral da tese -         A defesa da tese   O arguente da tese é um investigador/professor. O júri é constituído por 3 membros, devendo apenas um destes pertencer à equipa de orientação. A atribuição da nota final, proposta pelo arguente, é discutida pelo júri da prova de mestrado, que delibera sobre a classificação final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre