Disciplina Curricular

Genética da Conservação GCon

Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 1_MBC 2017/18

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos integrem e coloquem em prática princípios da genética e genómica de populações na investigação em biologia da conservação e gestão de espécies ameaçadas. Os objectivos são: (i) distinguir diferentes tipos de marcadores moleculares e suas aplicações; (ii) conhecer os efeitos de diferences processos evolutivos nos padrões genéticos observados; (iii) interpretar dados de genética populacional para quantificar a diversidade e diferenciação genética. Integrar este conhecimento para avaliar o estado das populações e definir unidades de gestão e delinear medidas de conservação.

Programa

Definição, objectivos e âmbito da Genética da Conservação. Marcadores moleculares (mtDNA, microsatélites, SNPs) e medidas de diversidade e diferenciação genética. Princípios de genética de populações. Efeito de processos evolutivos (mutação, deriva genética e migração) nos padrões de diversidade e diferenciação de marcadores neutrais. Reconstrução da história demográfica e filogeografia. Detecção de alterações passadas no efectivo populacional (colapsos e expansões populacionais), deteção de estrutura populacional e quantificação do fluxo genético (migração) entre populações. Introdução a genómica populacional e genómica da conservação. Utilização de DNA ambiental e DNA antigo em conservação. Viabilidade de populações e risco de extinção, estimativas de inbreeding e detecção de genes envolvidos em adaptações fenotípicas. Definição de unidades de conservação e medidas de gestão de populações.

Métodos de ensino e avaliação

Na apresentação dos conteúdos serão utilizados os métodos expositivo, demonstrativo e active learning de modo a estimular a participação dos alunos. Discussão de case studies de modo a estimular o sentido crítico. Uma parte importante das aulas inclui a formação prática em programas de análise genética com relevo em biologia de conservação. A avaliação será feita com base em exame teórico-prático (50%), um trabalho de grupo com relatório escrito (40%), e participação nas actividades e discussão nas aulas (10%). Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre