Disciplina Curricular

Seminários em Biologia da Conservação SBC

Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 1_MBC 2017/18

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos participem em conferências e/ou seminários no âmbito da área da Biologia da Conservação e façam um relatório e uma apresentação oral de um tema escolhido entre os abordados nas conferência/seminários assistidos, com o objectivo de discutirem, de uma forma crítica, temas relevantes na área da Biologia da Conservação, possibilitando consolidar a formação do aluno nesta área científica. Pretende-se ainda que desenvolvam capacidades de selecção e síntese do que é importante realçar no tema que escolheram, apresentem o mesmo claramente e contribuam para a sua discussão com os colegas.

Programa

A Unidade Curricular “Seminários em Biologia da Conservação” pretende abordar temáticas focadas nas distintas dimensões da Biologia da Conservação, incluindo perspectivas a diferentes escalas geográficas e de âmbito de actuação, bem como abordando temas mais específicos associados a factores de ameaça à biodiversidade emergentes e a particularidades do contexto paisagístico e sócio-cultural de Portugal.

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos têm que participar em seminários que são organizados no âmbito da Unidade Curricular (UC) e que focam temáticas pertinentes e actuais na área da Biologia da Conservação. Com base nos seminários, os alunos têm de seleccionar um tema específico e elaborar um relatório crítico sobre o mesmo. Esse tema deverá ser discutido criticamente no relatório. Os alunos terão de efectuar uma apresentação pública desse relatório. A classificação final da UC consistirá na média ponderada das classificações atribuídas ao relatório escrito (60%) e à exposição oral (40%). A aprovação na UC implica uma classificação final mínima de 10 valores, quando arredondada às unidades. No entanto, em cada elemento de avaliação (relatório e apresentação) a classificação mínima para aprovação na UC é de 8 (oito) valores. A classificação do relatório e da apresentação será baseada na estrutura, coerência na forma como o tema é discutido, suporte científico e na capacidade de resposta às questões colocadas.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre