Disciplina Curricular
Modelação Ecológica MEco
Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 1_MBC 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo geral deste curso é promover a compreensão dos sistemas ecológicos utilizando modelos matemáticos, estatisticos, e dados, e fornecer aos alunos os conceitos e as ferramentas metodológicas fundamentais para a análise de uma ampla gama de problemas de índole ecológica. Especificamente, após a conclusão deste curso os alunos devem (i) compreender os princípios fundamentais da utilização de modelos na exploração e análise de dados, (ii) dominar as técnicas básicas para a formulação de modelos estáticos e dinâmicos de processos ecológicos, (iii) conhecer métodos modernos para estimar os parâmetros do modelo e as incertezas associadas, e para avaliar modelos alternativos com base em dados, e (iv) desenvolver a confiança quantitativa necessária para usar modelos matemáticos e estatísticos em investigação ecológica. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.
Programa
Introdução à modelação ecológica. Os modelos como aproximações da realidade. Introdução ao R, relatórios dinâmicos e o conceito reproducible research. Etapas da construção de um modelo: concepção do modelo; selecção dos componentes de modelação; estabelecimento de relações; parametrização; calibração; validação; avaliação de limitações. Comparação de modelos. Diferentes tipos de modelos e principais aplicações. Modelos determinísticos e modelos estocásticos. Modelos de estado estacionário e modelos dinâmicos. Modelos com dimensões espaciais e temporais. Modelos de base estatística. Modelo Linear, modelos lineares generalizados, modelos aditivos generalizados. Outros modelos de regressão relevantes em ecologia. Machine Learning. Exemplos de modelos relevantes em ecologia: modelação de movimento animal, modelos de ocupação, modelos de captura recaptura, amostragem por distâncias, simulação e modelos com base no indivíduo.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem sessões expositivas para apresentação de conceitos e metodologias fundamentais, e aplicações práticas envolvendo a construção e avaliação de modelos relevantes em ecologia a conjuntos de dados concretos. Fundamentalmente serão ensaiadas aplicações baseadas em linguagens computacionais "open-source", com grande ênfase no software R. As avaliação terá por base a realização de vários trabalhos práticos, incluindo um projecto final. O projecto poderá ter por base um conjuntos de dados, seleccionado de entre um grupo alargado de dados fornecido(s) pelo docente(s), cobrindo diversos tópicos relevantes em ecologia. Os alunos poderão também trabalhar dados próprios, mediante concordância do(s) docente(s).