Disciplina Curricular
Ecologia e Conservação de Mamíferos ECMam
Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 1_MBC 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ao concluir a disciplina os alunos deverão: 1. Compreender o significado das principais inovações evolutivas nos ancestrais dos mamíferos e compreender as suas adaptações, particularmente as que se relacionam com as interacções com o meio ambiente; 2. Conhecer a diversidade de mamíferos e as principais características identificativas dos principais grupos; 3. Identificar a maioria das espécies que habitam a região Mediterrânica; 4. Ter conhecimentos básicos sobre a biologia e ecologia da conservação de mamíferos; 5. Ter conhecimento das técnicas de estudo que permitem identificar a ocorrência das espécies, as associações que estabelecem com o habitat, a abundância em que vivem e como usam os recursos tróficos disponíveis; 6. Formular hipóteses científicas e desenhar um projecto de investigação que as permita testar; 7. Escrever um relatório científico e apresentá-lo a uma audiência de não especialistas.
Programa
A Unidade Curricular compreende os seguintes temas: 1) A identidade dos mamíferos: origem e diversidade dos Mammalia, adaptações anatómicas e comportamentais; 2) Características importantes na classificação dos mamíferos: i) esqueleto, ii) dentes: dieta, adaptações morfológicas e fórmulas dentárias, e iii) identificação do crâneo com base no tamanho, forma e tipo de dentição; 3) História da mamalogia em Portugal; 4) Métodos de amostragem de mamíferos terrestres voadores; 5) Métodos de amostragem de mamíferos terrestres não-voadores; 6) Métodos de amostragem de mamíferos marinhos; 7) A problemática da conservação dos mamíferos.
Métodos de ensino e avaliação
A Unidade Curricular (UC) será baseada em: 1) Sessões teóricas e teórico-práticas; 2) Palestras por investigadores convidados; 3) Projecção de documentários, seguidos de discussão; 4) Saída de campo (5 dias completos); 6) Sessões de apoio à realização do trabalho prático. A avaliação da UC consistirá de: 1) Trabalho escrito (relatório) e apresentação oral do trabalho desenvolvido em grupo, usando como modelo biológico os mamíferos; 2) Exame escrito, individual. A classificação final da UC consistirá na média da classificação do exame escrito e do trabalho escrito (incluindo a apresentação oral). A aprovação na UC implica uma classificação final mínima de 10 valores, quando arredondada às unidades. No entanto, em ambos os elementos de avaliação (exame e trabalho escrito) a classificação mínima para aprovação na UC é de 8 (oito) valores. A melhoria da classificação consistirá na média da classificação do novo exame e da classificação do trabalho escrito entregue na primeira avaliação.