Disciplina Curricular
Ecologia e Conservação de Répteis e Anfíbios ECRA
Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 1_MBC 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim desta unidade curricular, espero que os alunos: Consigam identificar todos os anfíbios e répteis de Portugal, assim como todos os anuros pelo seu canto; Consigam planificar e realizar trabalho de campo relacionado com a ecologia e conservação de animais destes grupos; Consigam fazer uma abordagem crítica a planos de conservação antigos e em curso, assim como planear e desenhar um plano de conservação para uma espécie de anfíbio ou réptil.
Programa
Anfíbios e Répteis: Filogenia, biogeografia e diversidade. Anatomia e morfologia gerais. Ecologia e conservação de grupos específicos – anuros, urodelos, lacertídeos, geconídeos, serpentes, tartarugas terrestres e marinhas. A conservação da herpetofauna em Portugal e no Mundo Identificação visual e acústica. Ensaios de metodologias. Análise de casos de estudo de planos de conservação
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são expositivas, mas incluem também a análise de vários artigos fornecidos e a realização de alguns exercíos de análise de dados. As aulas práticas baseiam-se numa saída de campo de 3 dias, envolvendo trabalho de campo com recolha de dados. Exame final (70%) e apresentação escrita e oral do trabalho de grupo resultante da saída de campo (30%). Para aprovação na disciplina os alunos têm de participar na saída de campo e no trabalho de grupo. Em ambos os elementos de avaliação a classificação mínima para aprovação na UC é de 8 (oito) valores. A melhoria da classificação consiste na média da classificação do novo exame e da classificação do trabalho escrito entregue na primeira avaliação. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.