Disciplina Curricular
Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica DRSIG
Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 2_MBC 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MBC 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º Semestre > 638_MBC - Nucleares 1º Ano/1º Sem (OUT)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, os alunos deverão ter adquirido: - Capacidade de produção, e interpretação de informação espacial sobre a forma de vetor e raster. - Aquisição de conhecimentos sólidos acerca dos sistemas de projeção e conceitos associados, bem como dos sistemas de referência de coordenadas mais usados em território nacional. - Compreensão dos diferentes tipos de resolução das imagem digitais; • Capacidade de realizar operações geométricas e de geoprocessamento em formatos vetor, raster e entre ambos os formatos (extração de valores, corte, etc). • Capacidade de classificação de imagens multi-banda (Landsat ou Sentinel-2), através da criação de assinaturas espetrais, utilizando métodos clássicos e de machine learning. • Capacidade de avaliação da qualidade das classificações de imagens digitais, usando os principais indicadores de performance.
Programa
- O que é “informação espacial” e "sistemas de Informação Geográfica" e qual a importância na conservação da biodiversidade? Definições gerais, dados vetoriais e raster e representação de atributos no espaço; - Radiação eletromagnética e deteção remota (passiva e ativa). Sensores e plataformas; Repositórios de informação e níveis de processamento; - Noções de projeção, datum, e sistemas de referências de coordenadas; - Operações recíprocas raster-raster, vetor-vetor e vetor raster. Georeferenciação de imagens. - Classificação não-supervisionada de imagens. - Noção de assinatura espetral e classificação supervisionada de imagens; - Avaliação da qualidade das classificações; - Regras para produção cartográfica de qualidade.
Métodos de ensino e avaliação
É necessária a presença de cada aluno em pelo menos 2/3 das aulas. A avaliação contem 3 componentes: (1) uma componente de avaliação contínua indivídual (relacionada com a participação e atitude durante os trabalhos na aula, 5-10% da nota), (2) uma componente de avaliação teórica individual, na forma de um exame a realizar no final do curso com uma duração de 45-60 minutos (cerca de 15-20% da nota), (3) uma avaliação de um ou dois trabalho de grupo (um conjunto de exercícios para resolver em grupo e/ou um exercício de aplicação), a entregar no final do curso (70-80% da nota).