Disciplina Curricular
Ecologia e Conservação de Répteis e Anfíbios ECRA
Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 2_MBC 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MBC 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º Semestre > 640_MBC - Nucleares 1º Ano/2º Sem (CVIDA)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Garantir uma formação que integre os desenvolvimentos mais recentes sobre as temáticas abordadas, tanto numa perspetiva teórica como aplicada. O desenvolvimento de competências e de atitudes potencia a aprendizagem autónoma, em grupo ou com acompanhamento tutorial, tanto no que se refere aos temas abordados na UC e a aspetos de natureza mais geral, como na capacidade de realização de trabalho científico, de comunicação, de síntese e interligação dos conhecimentos e de análise crítica. Numa componente prática, a UC procura ainda capacitar os alunos para a realização de amostragens, monitorização e experimentação no ambiente natural, utilizando um conjunto variado de metodologias e técnicas comummente aplicadas na investigação sobre a ecologia dos anfíbios e répteis. Os alunos são também familiarizados com alguns dos métodos mais comuns de análise estatística, aprendidos em outras UCs do curso de Mestrado e aqui praticados.
Programa
Filogenia, biogeografia e diversidade mundial e nacional de anfíbios e répteis. Anatomia e morfologia gerais dos dois grupos. Especificidades ecológicas e da história vital dos anfíbios e dos répteis e sua repercussão na definição de metodologias de captura, manutenção e monitorização. Caracterização dos habitats de anfíbios e répteis. Comunidades herpetológicas. Ecologia e conservação de grupos específicos – anuros, urodelos, lacertídeos, geconídeos, serpentes, tartarugas terrestres e marinhas. A conservação da herpetofauna em Portugal e no Mundo. Conservação da herpetofauna insular. Conservação ex-situ de anfíbios e répteis. Identificação visual e acústica das espécies nacionais de anfíbios e répteis. Manutenção de animais em aquário/ terrário. Ensaios de metodologias: saídas de campo e manutenção/ experimentação em laboratório. Análise de casos de estudo de planos de conservação a nível nacional e internacional.
Métodos de ensino e avaliação
Exame final, individual: 50% Relatório do(s) trabalho(s) de grupo: 50 % A participação na saída de campo de 4 dias é obrigatória.