Disciplina Curricular

Estudos Avançados em Biologia da Conservação I: Ecologia Tropical EABC-I-ET

Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 0_MBC 2006/07 a 2020/21

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso tem como objectivo introduzir os alunos aos processos ecológicos fundamentais e aos grupos de organismos mais importantes dos diferentes ecossistemas tropicais. O curso visa explorar a diversidade de vida e complexidade das interacções entre plantas e animais nos ambientes tropicais, bem como as estratégias ecológicas adoptadas pelas espécies que habitam estes ecossistemas. Além disso, o curso pretende fornecer aos alunos um conhecimento abrangente sobre as ameaças atuais aos ecossistemas tropicais. Através de um conjunto de seminários sobre trabalhos/projectos científicos desenvolvidos nos trópicos, os alunos podem adquirir uma boa visão geral sobre tópicos de investigação atuais na área de ecologia tropical. Por outro lado, através do desenvolvimento de uma proposta para um projecto de investigação ganham competências e prática em trabalhar com a literatura sobre ecossistemas tropicais.

Programa

O programa desta Unidade Curricular abarca os seguintes conteúdos: (1) Características ambientais gerais dos trópicos: localização e clima (2) distribuição e características mais importantes dos diferentes ecossistemas tropicais (3) teorias existentes relativamente à origem e manutenção da diversidade tropical (4) diversidade de plantas e animais tropicais e das suas adaptações aos ambientes específicos (5) factores ecológicos que influenciam a distribuição de organismos tropicais (6) história de vida de animais tropicais e de interacções animal-planta (herbivoria, dispersão de sementes, polinização) (7) funcionamento das florestas tropicais (dinâmica florestal, ciclo de nutrientes etc.) (8) ameaças antrópicas à biodiversidade tropical, como as espécies tropicais são afectadas por elas, e implicações para a sua conservação; impacto de alterações no uso de solo no funcionamento do ecossistema.

Métodos de ensino e avaliação

A Unidade Curricular será baseada em: (1) Aulas teóricas (2) Seminários e apresentações de investigadores convidados (3) Uma saída de campo ao Jardim Botânico de Lisboa/Jardim Botânico Tropical Caso a situação sanitária do país se degrade e as aulas presenciais sejam limitadas ou mesmo suspensas, serão aplicadas as medidas incluídas no "Plano de Contingência em Ciências COVID-19", nomeadamente a adopção do modelo Síncrono Não Presencial (MSNP), com recurso a ferramentas de videoconferência. A realização da saída de campo também dependerá da existência de condições sanitárias adequadas para garantir a segurança dos alunos. A avaliação consistirá num exame escrito no final do curso e na elaboração de uma proposta de projecto (trabalho escrito), com a respectiva apresentação oral e discussão. A classificação final da Unidade Curricular consistirá na média ponderada calculada da seguinte fórmula: 60% exame escrito; 35% trabalho escrito (incluindo a apresentação oral); 5% participação em aula. Em ambos os elementos de avaliação (exame escrito e trabalho escrito) a nota mínima para aprovação na Unidade Curricular é de 9 (nove) valores. A melhoria da classificação consistirá na média ponderada da classificação do novo exame (60%) e da classificação do trabalho escrito entregue na primeira avaliação (40%).

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1 Semestre