Disciplina Curricular

Seminários em Biologia da Conservação SBC

Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 0_MBC 2006/07 a 2020/21

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos participem em conferências e debates no âmbito da área da Biologia da Conservação e façam a apresentação pública de um tema escolhido entre os abordados nas conferência/debates assistidos, com o objectivo de discutirem, de uma forma crítica, temas relevantes na área da Biologia da Conservação, possibilitando consolidar a formação do aluno nesta área científica. Pretende-se ainda que desenvolvam capacidades de selecção e síntese do que é importante realçar no tema que escolheram, apresentem o mesmo claramente e contribuam para a sua discussão com os colegas de disciplina. Como objectivo secundário pretende-se apresentar aos alunos as temáticas científicas, ligadas à Biologia da Conservação, desenvolvidas nas Unidades de Investigação e Desenvolvimento sediadas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Programa

Os alunos são convidados a presenciar e a participar em conferências e debates (no mínimo de 5), ao longo do semestre, que foquem temáticas da Biologia da Conservação. Os alunos têm então de seleccionar um tema, fazer pesquisa bibliográfica e escrever um relatório sobre o mesmo. O tema selecionado deverá ser discutido criticamente, possibilitando a que os alunos possam apresentar os seus pontos de vista, suportados pelo conhecimento científico existente. Paralelamente, em cada aula teórica serão ministradas palestras por representantes das diversas Unidades de Investigação e Desenvolvimento da FCUL, onde serão apresentadas as temáticas científicas abordadas nos diversos grupos de investigação, que se relacionam com a área da Biologia da Conservação.

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos são convidados a presenciar e a participar em conferências e debates (no mínimo de 5), ao longo do semestre, cujos temas abarquem claramente a área da Biologia da Conservação. No presente ano lectivo, devido à situação sanitária do país abre-se a possibilidade da participação remota em webinars. Deverão igualmente assistir às palestras ministradas no âmbito desta UC pelos investigadores da FCUL cujo trabalho está ligado à Biologia da Conservação. Os alunos têm de seleccionar um tema escolhido entre os abordados nas conferência/debates/webinars assistidos, fazer pesquisa bibliográfica e escrever um relatório sobre o mesmo. Terão ainda de efectuar a apresentação pública desse relatório, com o apoio de recursos digitais (ex. apresentação "Power Point"). A classificação final da Unidade Curricular consistirá na média aritmética das notas atribuídas ao relatório escrito e à exposição oral. A classificação do relatório escrito será baseada na estrutura, organização e coerência na forma como o tema é discutido e como o racional é suportado pelo conhecimento científico existente. Relativamente à exposição oral, a avaliação terá em conta a organização e o conteúdo da apresentação, a naturalidade e fluência com que é feita, a capacidade de resposta às questões dos elementos do júri e colegas de turma, bem como o interesse demonstrado (perguntas, comentários, sugestões) perante as comunicações dos colegas. Caso a situação sanitária do país se degrade e as aulas presenciais sejam limitadas ou mesmo suspensas, serão aplicadas as medidas incluídas no "Plano de Contingência em Ciências COVID-19", nomeadamente a adopção do modelo Síncrono Não Presencial (MSNP). com recurso a ferramentas de videoconferência.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1 Semestre