Disciplina Curricular

Ecologia e Conservação de Mamíferos ECMam

Mestrado Bolonha em Biologia da Conservação - 0_MBC 2006/07 a 2020/21

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao concluir a disciplina os alunos deverão: 1. Compreender o significado das principais inovações evolutivas nos ancestrais dos mamíferos e compreender as suas adaptações, particularmente as que se relacionam com as interacções com o meio ambiente; 2. Conhecer a diversidade de mamíferos e as principais características identificativas dos principais grupos; 3. Identificar a maioria das espécies que habitam a região Mediterrânica; 4. Ter conhecimentos básicos sobre a biologia e ecologia da conservação de mamíferos; 5. Ter conhecimento das técnicas de estudo que permitem identificar a ocorrência das espécies, as associações que estabelecem com o habitat, a abundância em que vivem e como usam os recursos tróficos disponíveis 6. Formular hipóteses e desenhar um projecto de investigação que as permita testar. 7. Escrever um trabalho científico na forma de publicação e apresentá-lo a uma audiência de não especialistas.

Programa

A Unidade Curricular compreende os seguintes temas: 1) A identidade dos mamíferos: origem e diversidade dos Mammalia, adaptações anatómicas e comportamentais. 2) Características importantes na classificação dos mamíferos: i) esqueleto, ii) dentes: dieta, adaptações morfológicas e fórmulas dentárias, e iii) identificação do crâneo com base no tamanho, forma e tipo de dentição. 3) História da mamalogia em Portugal. 4) Métodos de amostragem de mamíferos terrestres voadores. 5) Métodos de amostragem de mamíferos terrestres não-voadores. 6) Métodos de amostragem de mamíferos marinhos. 7) A problemática da conservação dos mamíferos.

Métodos de ensino e avaliação

A Unidade Curricular será baseada em: 1) Sessões teóricas suportadas por apresentações elaboradas em power-point e sessões teórico-práticas, algumas das quais para análise de dados com recurso a software específico. 2) Participação de oradores convidados de reconhecido mérito na área. 3) Projecção de documentários seguidos de discussão. 4) Debates sobre os temas abordados nas aulas. 5) Saída de campo (5 dias completos, incluindo estadia). 6) Sessões de esclarecimento de dúvidas e de apoio à realização do trabalho prático. Caso a situação sanitária do país se degrade e as aulas presenciais sejam limitadas ou mesmo suspensas, serão aplicadas as medidas incluídas no "Plano de Contingência em Ciências COVID-19", nomeadamente a adopção do modelo Síncrono Não Presencial (MSNP), com recurso a ferramentas de videoconferência. A realização da saída de campo também dependerá da existência de condições sanitárias adequadas para garantir a segurança dos alunos. A avaliação da Unidade Curricular consistirá de duas componentes: 1) Trabalho escrito (sob a forma de artigo científico) e apresentação oral (suportada por uma apresentação powerpoint) do trabalho desenvolvido em grupo, usando como modelo biológico os mamíferos. 2) Exame escrito, individual, com questões que cobrem a matéria apresentada ao longo da disciplina. Em ambos os elementos de avaliação (exame escrito e trabalho escrito) a nota mínima para aprovação na Unidade Curricular é de 9 (nove) valores. A classificação final da Unidade Curricular consistirá na média da classificação do exame escrito e do trabalho escrito (incluindo a apresentação oral). A melhoria da classificação consistirá na média da classificação do novo exame e da classificação do trabalho escrito entregue na primeira avaliação.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre