2018/2019

Visite a página web do Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento.

O Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento pretende dar uma visão integrada da biologia e da biomedicina numa perspetiva centrada no organismo. O estudo da Evolução confere uma visão unificadora e explicativa do mundo vivo revelando os mecanismos subjacentes à sua formação e fornece ferramentas conceptuais que nos permitem prever como poderá mudar no futuro. O estudo do Desenvolvimento aborda os mecanismos implicados na formação dos organismos integrando vários níveis, da molécula à célula, do gene às redes génicas, dos órgãos ao comportamento.  Este Mestrado pretende interligar estes conceitos dando aos seus alunos conhecimentos aos níveis molecular, celular, organismal e populacional, das bactérias aos humanos. Os alunos recebem formação no sentido de identificar abordagens holísticas e melhor encarar desafios societais, desde o cancro à medicina regenerativa, das invasões biológicas ao efeito das alterações climáticas. O Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento confere aos seus estudantes uma sólida preparação conceptual e técnica, desenvolvendo as suas capacidades críticas e analíticas, essenciais à prossecução de uma carreira de investigação nas suas vertentes pura e aplicada em áreas de ponta da biologia e biomedicina.

Competências: Aquisição de uma sólida preparação teórica e prática na biologia evolutiva e do desenvolvimento e áreas afins através de uma perspetiva integrativa. Desenvolvimento de capacidades críticas e analíticas essenciais para uma carreira de investigação fundamental e aplicada bem como para qualquer carreira no mundo empresarial. Preparação para trabalhar em áreas da biologia fundamental e aplicada, incluindo biomedicina, biotecnologia, biologia da conservação e suas vertentes empresariais.

Empresas e instituições públicas e privadas com atividades na área da biologia, biomedicina, biotecnologia e conservação, com particular destaque para investigação fundamental e aplicada, mas também incluindo áreas de gestão da investigação, biotecnologia e divulgação de ciência.

Jose Elio da Silva Sucena