Disciplina Curricular

Genómica Populacional GenPop

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_MBED 2010/11

Contextos

Grupo: 1_MBED 2010/11 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 872_1º Ano/2º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Livre)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos desta Unidade Curricular são: (i) enumerar e distinguir medidadas de diferenciação genética e diferenciação intra e inter-populacionais; (ii) interpretar padrões genómicos observados em termos dos efeitos de diferentes processos evolutivos (mutação, recombinação, deriva genética, migração); (iii) reconhecer os passos envolvidos na investigação em genómica populacional; (iv) aplicar esse conhecimento para reconstruir a história evolutiva de população (por exemplo, datar a divergência de populações/espécies, quantificar níveis de fluxo genético e detectar genes envolvidos em adaptação); e (v) analisar dados de genómica populacional com métodos bioinformáticos e discutir os resultados de forma crítica. Neste curso pretende-se que os alunos consolidem conceitos fundamentais da genética populacional moderna e identifiquem potenciais aplicações, desde genética da conservação, ecologia molecular, a genética humana e médica.

Programa

Medidas de diversidade genética. Processos evolutivos ao nível molecular: mutação, deriva genética, migração, recombinação, selecção natural (positiva e negativa). “Hitchhiking” devido aos efeitos da seleção natural em sites neutrais em linkage (“selective sweeps” e “background selection”). Teoria da coalescência. Estrutura populacional. Inferência da história demográfica de populações. Scans genómicos para detectar adatação local. Anáise de dados e elaboração de relatório escrito em formato de publicação científica. Os objectivos da unidade curricular são desenvolver competências na interpretação e discussão de dados de genómica das populações como ferramenta para abordar questões em diversas áreas da Biologia Evolutiva. Para atingir esses objectivos são utilizados dois métodos de ensino: técnica expositiva oral, com suportes digitais; trabalho prático de análise de dados e elaboração de relatório em formato de artigo científico.

Métodos de ensino e avaliação

Regime intensivo alternando aulas teóricas, exemplos para discussão com participação activa dos alunos, e aulas práticas de análise de dados genómicos. Na componente teórica o método de ensino será essencialmente de carácter expositivo, seguido de momentos de discussão de exemplos com os alunos. Na componente prática os estudantes executam um mini-projecto, explorando várias métodos de análise de dados. A parte prática permite a aprendizagem de diversos métodod estatísticos e interpretação de resultados. A avaliação envolve: um teste escrito, individual, com questões teóricas e teorico-práticas que vale 50% da avaliação; um trabalho de grupo sobre os resultados obtidos nas aulas práticas na forma de artigo científico com peso de 40% na avaliação; e a avaliação da participação dos alunos nas discussões de exemplos com um peso de 10% na nota final. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 1 Semestre