Disciplina Curricular

Estudos Complementares em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento I: Genómica populacional ECBED-I-Gp

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Contextos

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 871_1º Ano/1º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Livre)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A diversidade genética constitui a base hereditária da variabilidade fenotípica de uma população, sobre a qual a selecção natural actua. Compreender os processos evolutivos que afectam a diversidade genética é por isso fundamental em várias áreas da biologia evolutiva. Devido ao progresso nas tecnologias de sequenciação (next generation sequencing) é actualmente possível obter genomas de vários indíviduos, incluindo para espécies não modelo. Este tipo de dados permite reconstruir a história evolutiva das populacões, como por exemplo datar a divergência de populações/espécies, quantificar níveis históricos de fluxo genético e detectar genes envolvidos em adaptações (base genética da adaptação). Nesta disciplina pretende-se que os alunos fiquem familiarizados com conceitos fundamentais da genética populacional moderna e potenciais aplicações, desde genética da conservação, ecologia molecular, a genética humana e médica. 

Programa

Medidas de diversidade genética. Processos evolutivos ao nível molecular: mutação, deriva genética, migração, recombinação, selecção natural (positiva e negativa). "Hitchhiking" devido aos efeitos da seleção natural em sites neutrais em linkage. Teoria da coalescência. Estrutura populacional. Inferência da história demográfica de populações. Scans genómicos para adatação local. Anáise de dados e elaboração de relatório escrito em formato de publicação científica. 

Metodologia de avaliação

Regime intensivo alternando aulas teóricas, exemplos para discussão com participação activa dos alunos, e aulas práticas de análise de dados genómicos. Na componente teórica o método de ensino será essencialmente de carácter expositivo, seguido de momentos de discussão de exemplos com os alunos. Na componente prática os estudantes executam um mini-projecto, explorando várias métodos de análise de dados. A parte prática permite a aprendizagem de diversos métodod estatísticos e interpretação de resultados. A avaliação envolve: um teste escrito, individual, com questões teóricas e teorico-práticas que vale 50% da avaliação; um trabalho de grupo sobre os resultados obtidos nas aulas práticas na forma de artigo científico com peso de 40% na avaliação; e a avaliação da participação dos alunos nas discussões de exemplos com um peso de 10% na nota final.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre