Disciplina Curricular

Genes e Adaptação GAda

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Contextos

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 869_1º Ano/1º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A adaptação de populações a novos ambientes traduz-se por alterações ao nível do genoma dos organismos Estas alterações podem ser devido a novas mutações que aumentam de frequência, ou a um reanrranjo da variabilidade genética já presente na população. Neste curso, abordaremos métodos para detectar estes dois tipos de alterações genéticas, assim como as condições nas quais eles ocorrem. De seguida, estudaremos como variações no ambiente podem modular as alterações genéticas nas populações. Estas alturações podem ser abióticas (tempo e espaço) ou bióticas (competição, predação, interações sexuais . . . ). O curso pretende oferecer aos alunos uma larga gama de ferramentas práticas e teóricas para abordar o estudo do processo da adaptação dos organismos ao ambiente.

Programa

11. Genetica de populações da adaptação, dominância e epistasia. 2. Assinaturas moleculares de adaptação: dN/dS, MacDonald-Kreitmann, Tajimas' D. 3. Variabilidade genética (SGV); Manutênção, deteção: heritabilidade, seleção artificial; Arquitectura genética: cruzamentos e QTLs; o papel de SGV na adaptação. 4. Metapopulações, fluxo génico e adaptação local. 5. Predação: resposta funcional e numérica, modelo de Lotka-Volterra, o paradoxo do enriquecimento, testes experimentais, efeito da predação na evolução. 6. Competição: modelo de Lotka-Volterra, modelo de Tilman, testes experimentais, teoria da 'limiting similarity' e 'character displacement', dinâmicas transientes e competição, evolução da competição. 7. Interações parasita-hospedeiro: respostas, evolução da virulência, evolução da resistência, coevulução e corrida aos armamentos, parasitas e a evolução do sexo. 8. Escolha do parceiro sexual: consequências para o isolamento reprodutor 9. Seleçao sexual e alocação ao sexo: Good genes vs fisherian runaway selection, Fisher vs Hamilton. 10. Interações sociais: o dilema do prisioneiro e outros jogos sociais.

Metodologia de avaliação

Exame: 60% Apresentação e relatorio: 40%

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre