Disciplina Curricular

Genética e Genómica das Alterações Ambientais GGAA

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Contextos

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 869_1º Ano/1º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos teóricos na área da Biologia das alterações globais e práticos de análise de dados genéticos e genómicos aplicados ao estudo da adaptação biológica e da respostas dos organismo e espécies às alterações ambientais, concretamente a capacidade de autonomamente analisar, por vários métodos, e interpretar, resultados de sequências de DNA e SNPs.   Pretende-se estimular a curiosidade dos alunos em relação à atividade científica e promover a sua capacidade de formulação de questões e a aprendizagem de técnicas de apresentação e divulgação de resultados.    Pretende-se ainda fornecer bases teóricas e práticas que permitam ao aluno vir a exercer uma atividade no âmbito da investigação. Procurando-se dar competências abrangentes relacionadas com a capacidade de crítica, análise e discussão de ideias numa área em permanente evolução, cultivando o espírito científico com consequente desenvolvimento da capacidade de identificar problemas pertinentes.  

Programa

Revisão dos princípios fundamentais de genética e genómica ecológica e evolutiva: genes e populações, diferenciação e estrutura populacional, linkage desiquilibrium. A distribuição geográfica da variabilidade genética em particular de espécies estudas genomicamente. Os processo evolutivos e demográficos que afetam a diversidade. Deteção das assinaturas genómicas e genéticas de seleção natural. A deteção da seleção por métodos macroevolutivos e microevolutivos. A deteção de outliers e as correlações com variáveis ambientais. A associação genótipo-fenótipo. Dos estudos de associação tradicionais aos genome wide associations studies. A aplicação dos GWAS ao estudo das doenças humanas complexas e aos estudos em organismos modelo e não modelo.

Metodologia de avaliação

As aulas teóricas são essencialmente informativas, com recurso a datashow. Nas aulas teórico-praticas é administrado um ensino em salas dotadas de computadores, em que os alunos aprendem a resolver exercícios, analisar e interpretar dados de sequencias de DNA e genómicos por prática individual. Os seminários, consistem em apresentações individuais de um artigo científico. É ainda feita a discussão de artigos científicos por toda a turma teórico-prática.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre