Estudos Complementares em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento I: Medicina Evolutiva ECBED I-ME

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 869_1º Ano/1º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

Compreensão e análise crítica de: - o que é a Medicina Evolutiva e qual e é o seu objecto de estudo - exemplos chave de tópicos da Medicina Evolutiva: cancro, resistência a antibióticos, vacinas, biologia reprodutiva, desordens metabólicas, co-evolução entre hospedeiros e agentes patogénicos, medicina personalizada.

O que é a Medicina evolutiva e o que é que pode acrescentar à Medicina. Exemplos de áreas de estudo na Medicina Evolutiva. Perspectiva evolutiva sobre o que é um paciente e o que é uma doença. Relevância da genética de populações e genética evolutiva para a nossa compreensão da saúde e doença. Desenvolvimento e evolução do cancro como caso de estudo. Humanos e os seus micróbios: microbiota e agentes patogénicos. Co-evolução. Evolução da resistência antibióticos e evolução em vírus. Desenvolvimento de vacinas com recurso a técnicas de análise filogenética. Evolução e saúde reproductiva. Desajustamento entre ambiente selectivo (passado) e vida moderna e doenças metabólicas. Humanos e os seus genomas. Atlas de tipos células no corpo humano. Medicina personalizada.

Este módulo combina aulas, sessões de discussão e preparação para estudo autónomo. Algumas das aulas poderão ser dadas por professores convidados, especializados em diferentes tópicos dentro da Medicina Evolutiva. As aulas terão lugar quer presencialmente quer por video-conferência, seguindo indicações da FCUL e entendimento com os estudantes do curso. O material de suporte inclui o livro “Evolutionary Medicine”, dos autores SC Stearns e R Medzhitov (que têm aulas disponíveis online correspondendo aos diferentes capítulos), assim como artigos científicos de revisão ou de investigação. Existe uma página da disciplina nas plataformas Fenix e Moodle onde serão disponibilizados materiais de apoio à aprendizagem, incluindo os diapositivos usados nas aulas, artigos científicos de apoio a estudo autónomo e enunciados de exercícios. A avaliação dos estudantes terá em conta a sua participação nas sessões de discussão (20%), exercícios individuais ou de grupo apresentados nas aulas (30%) e o exame final (50%). Face à situação actual de pandemia e à imprevisibilidade que ela acarreta, o os métodos de esino e/ou de avaliação poderão sofrer alterações.

2020/2021 - 1º semestre