Disciplina Curricular

Modelos Animais em Investigação Biomédica MAIB

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Contextos

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 869_1º Ano/1º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Expôr os alunos a investigação fundamental de ponta em áreas diversificadas com pendor biomédico tais como imunologia, cancro, neurociências, microbiologia/epidemiologia, entre outras.

Programa

Nos últimos anos muita da investigação sobre doenças humanas se tenha socorrido de modelos animais para avançar no entendimento dos mecanismos básicos subjacentes a patologias humanas várias. Esta disciplina aborda as vantagens e desvantagens de diferentes modelos animais na investigação biomédica,  combrindo temas desde a utilização da mosca do vinagre (Drosophila melanogaster) e do peixe-zebra (Danio rerio) no estudo de por exemplo cancro, da cicatrização e regeneração de tecidos, até á utilização do ratinho (Mus musculus) e da ratazana (Rattus norvegicus) na investigação em áreas como a da neurobiologia, da malária e de doenças auto-imunes.

Metodologia de avaliação

As aulas são organizadas por temas apresentados por cientistas convidados cobrindo diferentes áreas e modelos animais. Á medida que o curso avança é estimulado o debate visando a integração e a comparação da informação acumulada ao longo das aulas com diferentes perguntas e modelos. Em todas as fases os alunos são encorajados a participar e explicitamente desafiados a gerar hipóteses sobre a informação que lhes é facultada. A avaliação consiste de um exame consistindo, na sua maior parte, de análise de casos de estudo retirados da literatura.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre