Disciplina Curricular

Filogenética Filo

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Contextos

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 869_1º Ano/1º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os resultados expectáveis da aprendizagem dos alunos nesta cadeira, a este nível de formação, estão relacionadas com a aquisição de conhecimentos específicos e operacionais de Filogenética, concretamente com a capacidade de autonomamente analisar, por vários métodos, e interpretar resultados de sequências de DNA. Pretende-se ainda estimular a curiosidade dos alunos em relação à actividade científica e promover a sua capacidade de formulação de questões.  Pretende-se também fornecer bases teóricas e práticas que permitam vir a exercer uma actividade no âmbito da investigação na área da Filogenética. Procura-se ainda dar competências abrangentes relacionadas com a capacidade de crítica, análise e discussão de ideias, cultivando o espírito científico com consequente desenvolvimento da capacidade de identificar problemas pertinentes. Por último pretende-se que os alunos desenvolvam competências no âmbito das técnicas de apresentação e divulgação da actividade científica. 

Programa

Breve perspectiva histórica sobre as origens da filogenética e do estudo da evolução molecular. Revisão de conceitos básicos sobre a organização do genoma, estrutura e função dos genes, códigos genéticos e tipos de mutações. Princípios básicos da análise filogenética: tipos de evolução de caracteres, homologias e homoplasias, tipos de árvores, tipos de dados passíveis de análise entre outros. Métodos de inferência filogenética. Métodos de parcimónia, de distancias, de máxima verosimilhança e bayesianos. Modelos de evolução molecular. Taxas e padrões de substituição. Métodos de selecção de modelos. Análises simultâneas com modelos distintos. A análise conjunta de dados moleculares e morfológicos. Algoritmos de busca e optimização de soluções. Buscas exaustivas e heurísticas. Análise da robustez das árvores filogenéticas e das suas componentes. Testes de hipótese de relação filogenética.

Metodologia de avaliação

As aulas teóricas são essencialmente informativas, com recurso a datashow. São aulas essencialmente informativas, abrangendo vários assuntos da área da Filogenética. Nas aulas teórico-praticas é administrado um ensino em salas dotadas de computadores, em que os alunos aprendem a resolver exercícios, analisar e interpretar dados de sequencias de acordo com os métodos aprendidos nas aulas teóricas. É ainda feita a discussão de artigos científicos por toda a turma teórico-prática A avaliação é realizada em estreita relação com as várias componentes de ensino ministradas. Um exame sobre a matéria teórica avalia sobretudo a capacidade de retenção e interpretação da informação ministradas nas aulas teóricas e constitui 50% da nota final do aluno. O exame prático avalia a componente teórico-prática da cadeira e consiste num exame individual realizado em computador e semelhante aos exercícios das aulas teórico-práticas, constituindo 50% da nota final.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre