Disciplina Curricular

Genes e Moléculas no Desenvolvimento GMD

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Contextos

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 870_1º Ano/2º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta disciplina aprofunda-se os conhecimentos sobre o controlo genético do desenvolvimento animal. Particular destaque é dado ao complexo fenómeno da "criação de forma" i.e. a morfogénese, e como a expressão de determinados genes e a interacção das proteínas por eles produzidas colaboram no espaço e no tempo para induzir processos como a diferenciação celular, migração celular, proliferação celular e apoptose que culminam na formação de órgãos funcionais. A disciplina decorre num bloco de 3 semanas e ao fim deste tempo, os alunos devem ter adquirido conhecimentos integrativos sobre o assunto da disciplina. Devem ter aprendido a analisar mecanismos de desenvolvimento embrionário de uma forma crítica e a planear, executar e analisar os dados de um projecto de investigação.

Programa

A Biologia do Desenvolvimento na Era Molecular. As primeiras etapas na "criação da forma". Vias de comunicação intercelular. Mecanismos envolvidos na construção de tecidos. Mecanismos de comunicação célula-célula na criação de diversidade e integração funcional na organogénese. 

Metodologia de avaliação

A componente teórica tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num teste escrito. A componente prática tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num trabalho final sobre os resultados obtidos no mini-projecto na forma de artigo científico. Esta avaliação prática é em comum com a disciplina "Evolução e Desenvolvimento". Para aprovação na disciplina, os alunos têm que frequentar um mínimo de 2/3 das aulas PLs.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre