Evolução e Desenvolvimento EDes

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 870_1º Ano/2º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

O objectivo desta cadeira é de desenvolver os conhecimentos relativos à diversidade biológica através do estudo de uma área iminentemente integrativa que pretende fazer a síntese entre a Ecologia, Biologia do desenvolvimento e a Biologia Evolutiva. Enquanto área integradora, a transversalidade desta cadeira irá desenvolver o conhecimento profundo da biologia e o funcionamento de sistemas complexos, garantindo aos alunos uma sólida capacidade de análise e resolução de problemas, forte capacidade crítica, competências necessárias e úteis em qualquer área de investigação científica, ou outra área profissional.

1.        Fundo histórico à emergência da Evolução e Desenvolvimento (Evo-Devo). 2.        Interacções entre Ecologia, Evolução e Desenvolvimento e o seu estudo. 3.        Definição e discussão dos conceitos centrais da Eco-Evo-Devo (tais como modularidade, co-opção, constrangimentos, robustez, plasticidade, convergência e paralelismo, homologia). 4.        Definição e discussão sobre as diferenças entre causas imediatas e causas últimas, causalidade e correlação, e padrão e processo.

Aulas teóricas cobrem temas específicos, com recurso a Power-Points, e os alunos são encorajados a participar. Deixa-se espaço para discussão e interpretação das experiências relatadas. Aulas práticas são sob o formato de um mini-projecto. Nas primeiras aulas, os alunos aprenderão as técnicas necessárias para executar os seus projectos. Durante o restante tempo, os alunos têm um horário de acesso ao laboratório para desenvolver os seus projectos da forma mais autónoma possível.A componente teórica tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num teste escrito. A componente prática tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num trabalho final sobre os resultados obtidos no mini-projecto na forma de artigo científico. Esta avaliação prática é comum à disciplina  "Genes e Moléculas no Desenvolvimento". Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.

2020/2021 - 2º semestre