Evolução e Desenvolvimento EDes

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_Plano Actual

Grupo: 1_Plano Actual > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 870_1º Ano/2º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

O objectivo desta cadeira é de desenvolver os conhecimentos relativos à diversidade biológica no reino animal através do estudo de uma área emergente que pretende fazer a síntese entre a Biologia do desenvolvimento e a Biologia Evolutiva. Enquanto área integradora, a transversalidade desta cadeira contribuirá certamente para desenvolver o conhecimento e as competências dos alunos no entendimento, necessário e útil em qualquer área de investigação científica, da complexidade dos sistemas biológicos.

1.        Fundo histórico à emergência da Evolução e Desenvolvimento (Evo-Devo). 2.        Interacções entre Evolução e Desenvolvimento e o seu estudo. 3.        Definição e discussão dos conceitos centrais da Evo-Devo (como modularidade, co-opção, constrangimentos, robustez, plasticidade, convergência e paralelismo). 4.        Definição e discussão sobre as diferenças entre causas imediatas e causas últimas, causalidade e correlação, e padrão e processo.

Metodologia de avaliação

A componente teórica tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num teste escrito. A componente prática tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num trabalho final sobre os resultados obtidos no mini-projecto na forma de artigo científico. Esta avaliação prática é comum à disciplina  "Genes e Moléculas no Desenvolvimento".

2016/2017 - 2 Semestre