Disciplina Curricular

Estudos Complementares em Biologia Integrativa I: Delineamento Experimental ECBI I_DE

Mestrado Bolonha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento - 1_MBED 2010/11

Contextos

Grupo: 1_MBED 2010/11 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 869_1º Ano/1º Sem Mest. em Bio Evol e Desenv (Nuclear)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo deste curso é que os alunos identifiquem e apliquem os princípios de delineamento de experiências e de análise de dados na investigação em biologia. Reconhecer os passos envolvidos no processo de investigação em biologia. Introdução aos conceitos e metodologias subjacentes a (1) formular perguntas e hipóteses, (2) definir variáveis a medir, (3) estabelecer um protocolo. Comparar tipos de experiências manipulativas e de estudos observacionais. Identificação dos processos que levam a um bom delineamento experimental e deteção de erros e falhas. Introdução a programação em R para manipular, analisar e visualizar dados. Este curso dará aos alunos competências importantes na análise de dados que podem ser aplicadas em várias áreas da biologia.

Programa

Introdução a conceitos de design experimental: questão, hipótese, protocolo. Variáveis dependentes e independentes. Factores e variáveis que podem confundir a análise. Noção de controlo e randomização. Delineamento “full factorial” e em bloco. Introdução à programação em R: variáveis, condições e ciclos. Teste de hipóteses em R. Visualização de dados. Regressão linear (modelos lineares e ANOVA).

Métodos de ensino e avaliação

Regime intensivo de aulas teórico-práticas. A avaliação envolve um exame final e uma apresentação de grupo em que os alunos propõem um design experimental adequado e a correspondente análise estatística.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre