Disciplina Curricular
Abordagens "Ómicas" em Biomedicina e Biotecnologia A"BB
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 4_MBMG 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC pretende estabelecer um conhecimento sólido sobre as principais tecnologias de grande escala utilizadas em Biomedicina e Biotecnologia, que têm suportado uma produção massiva de dados sem precedentes nesta área em expansão. Este curso permitirá aos alunos: · conhecer os principais métodos e tipos de dados de grande escala; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre estrutura de dados, pré-processamento e métodos específicos de análise de dados; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre as atuais necessidades e limitações da integração de dados multinível para representação de sistemas biológicos; - contactar com as potenciais aplicações deste tipo de dados em biomedicina e biotecnologia.
Programa
Introdução aos sistemas biológicos e complexidade biológica. O paradigma de grande escala em biomedicina e biotecnologia e o modelo DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom). Início da revolução “ómica”: o Projeto Genoma Humano. Sequenciação paralela massiva e sequenciação de 4ª geração. Genómica. Epigenómica. Transcriptómica. Proteómica. Metabolómica. Interactómica. Biologia de Redes e Análise Funcional Screens funcionais em grande escala. Microscopia de alto rendimento. Métodos de célula única. Aplicações à saúde e medicina de precisão. Aplicações no desenvolvimento de biotecnologia/indústria farmacêutica.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino envolvem uma combinação de apresentações e discussões de conceitos, seminários por especialistas em diferentes áreas, tutoriais práticos para análise de dados e desenvolvimento de um projeto de análise de dados com supervisão docente. O curso terá uma abordagem centrada no aluno, com a definição de um plano de estudos personalizado e ajustado à formação académica anterior do aluno. Os métodos de ensino privilegiam abordagens de aprendizagem ativas promovendo o trabalho em grupo e individual, discussões ativas e o contacto direto dos alunos com os diferentes tipos de dados e métodos de normalização e análise associados, bem como a sua aplicação a problemas biomédicos e biotecnológicos específicos. A classificação final do curso é a média ponderada do exame final (40%) e da classificação do projeto (60%).