2018/2019

Objetivos

Visite a página web do Mestrado em Bioquímica/Bioquímica Médica.

O Mestrado em Bioquímica visa proporcionar formação avançada em tópicos da bioquímica com impacto na compreensão de processos moleculares, bioquímicos e celulares relevantes em problemas de vanguarda da biologia e em biomedicina. Esta formação é essencial para poder dar resposta aos vários desafios societais com que as disciplinas das ciências da vida se deparam, nas vertentes saúde, tecnologia e ciência.

A implementação de uma abordagem integradora nas ciências da vida e da saúde através da bioquímica - das moléculas, às células, aos sistemas – é conseguida neste mestrado através de um ambicioso programa curricular que combina uma sólida formação geral em bioquímica com uma forte formação complementar em áreas emergentes da bioquímica e da biomedicina, que ilustram o papel da bioquímica na interligação entre as diferentes escalas dos processos biológicos.

Este mestrado implementa também uma inovadora componente de aprendizagem experimental em contexto de investigação laboratorial com contacto hands on com metodologias e instrumentação de ponta usados na atualidade em investigação em ciências da vida, dotando os alunos de competências técnicas diferenciadoras para o desenvolvimento da sua tese de mestrado e potenciando a inserção dos graduados no mercado de trabalho.

A especialização em Bioquímica Médica permite os alunos acederem, de uma forma flexível e adaptada aos interesses individuas, a formação em diversas áreas relevantes em biomedicina – imunologia, neurodegeneração, cancro, genética humana, ómicas e biologia de sistemas, entre outras.

O mestrado em Bioquímica, através deste criterioso programa curricular alicerçado em tópicos e abordagens metodológicas na vanguarda da bioquímica, prepara os seus alunos para serem efetivos catalisadores de desenvolvimento e inovação no exercício da sua atividade profissional.

Competências:

. Aquisição de conhecimentos avançados em conceitos e metodologias experimentais da bioquímica moderna e sua interligação com fenómenos da biologia e biomedicina;
. Capacidade para planear e executar projetos laboratoriais de investigação e desenvolvimento recorrendo a conhecimentos técnicos em instrumentação e metodologias experimentais de vanguarda;
. Implementação de métodos laboratoriais e práticas de análise biomolecular em laboratório de investigação, desenvolvimento, serviços, análise clínica ou biomédica;
.Competência na análise, interpretação e contextualização de fenómenos e processos com base nos princípios do método científico e sua prática;
. Promoção do pensamento crítico e do trabalho em equipa com reforço das competências de pesquisa, seleção e análise crítica da literatura, assim como de comunicação e marketing pessoal e profissional.

Áreas de Especialização:

. Bioquímica;
. Bioquímica Aplicada;
. Bioquímica Médica.

Saídas Profissionais

Empresas de biotecnologia | Indústria farmacêutica | Laboratórios clínicos ou de serviços | Laboratórios industriais ou empresas de comércio de equipamentos de alta tecnologia | Instituições de ensino superior e de investigação | Investigação científica.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores