2017/2018

Objetivos

O Mestrado em Bioquímica tem por objetivo fundamental o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos alunos para o exercício de funções e tarefas ligadas à atividade teórico-prática em Bioquímica, quer seja em carreiras técnicas, académicas ou de investigação científica.

Neste sentido, a formação é orientada para que os mestrandos sirvam futuramente como catalisadores de desenvolvimento e inovação nos lugares onde estejam integrados.

O 2.º ano do curso proposto é integralmente preenchido pelo trabalho que conduz à dissertação. Neste 2.º ano, pretende-se a integração do estudante num projeto laboratorial desenvolvendo trabalho numa das diversas áreas de bioquímica (da genética molecular à enzimologia, passando pela imunologia, regulação bioquímica, bioquímica computacional, fisiologia ou engenharia bioquímica, como exemplos).

Competências: Planeamento, gestão e execução de projetos em diversas áreas das ciências da vida como a neuroquímica, oncobiologia, biologia de sistemas, bioinformática, biotecnologia, biologia molecular, metabolómica, genómica, proteómica ou biofísica molecular. Implementação de métodos bioquímicos analíticos em laboratórios clínicos ou de serviços.

Áreas de Especialização:

. Bioquímica;
. Bioquímica Aplicada;
. Bioquímica Médica.

Saídas Profissionais

Empresas de biotecnologia | Indústria farmacêutica | Laboratórios clínicos ou de serviços | Laboratórios industriais ou empresas de comércio de equipamentos de alta tecnologia | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Francisco Rodrigues Pinto
frpinto@fc.ul.pt