2017/2018

Objetivos

O curso de Mestrado em Ciências da Complexidade destina-se aos quadros médios e superiores que pretendem, por um lado, compreender o meio ambiente complexo em que as suas organizações interagem e por outro lado desenvolver competências na área das ferramentas de modelixação e simulação de sistemas de interação social.Este curso pretende também incentivar e enquadrar os trabalhos de investigação de natureza interdisciplinar realizados por investigadores oriundos de diferentes domínios científicos que se dedicam ao estudo dos fenómenos complexos.Podem candidatar-se licenciados de qualquer domínio científico (ciências sociais ou ciências da vida) com disponibilidade para a utilização de ferramentas computacionais de simulação de sistemas complexos. Não são exigidos conhecimentos prévios de programação informática, sendo ministrada formação nesta área.

Competências: Metodologias e paradigmas de análise para compreensão do meio ambiente complexo em que as organizações interagem. Desenvolvimento de ferramentas de modelação e simulação de sistemas de interação social.

Saídas Profissionais

Empresas e instituições públicas que lidem com sistemas complexos associados a inúmeros intervenientes e respetivas interações, nas perspetivas de gestão operacional, prestação de serviços ou investigação.

Regime de Funcionamento

Curso em associação com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa.

Propinas

Consultar valores aqui.