Disciplina Curricular
Biologia do Fitoplâncton BFit
Mestrado Bolonha em Ciências do Mar - 2_MCMar 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MCMar 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais CVIDA > 648_MCMar - Opcionais CVIDA 2º Ano/1º Sem
Período:
Grupo: 2_MCMar 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais CVIDA > 647_MCMar - Opcionais CVIDA 1º Ano > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC Biologia do Fitoplânton tem por objetivo introduzir o conhecimento sobre a diversidade, biologia e ecologia do fitoplâncton marinho. O foco principal é na diversidade funcional e específica do fitoplâncton. Na componente teórico-prática, são introduzidas as principais metodologias, laboratoriais e de amostragem, utilizadas nesta área do conhecimento. Espera-se ainda que os alunos desenvolvam outras competências: estudo independente, organização e síntese de ideias, apresentação clara de ideias na forma escrita e oral. A UC é dirigida a alunos interessados no funcionamento dos ecossistemas marinhos, monitorização do ambiente marinho, biodiversidade, biotecnologia azul, pesca e aquacultura.
Programa
Componente Teórica Os tópicos abordados incluem biologia, sistemática, taxonomia e ecologia dos principais grupos do fitoplâncton: (1) Introdução ao estudo do fitoplâncton: O que é o fitoplâncton; conceito de plâncton e bentos; microplâncton, nanoplâncton e picoplâncton. A célula procariota e a origem da célula eucariota. (2) A luz nos ecossistemas aquáticos. Fotossíntese. Os pigmentos fotossintéticos. (3) A diversidade eucariótica marinha - diversidade filogenética do fitoplâncton. Principais características taxonómicas utilizadas na identificação do fitoplâncton. Diversidade de ciclos de vida. (4) As diatomáceas: ciclo de vida, diversidade, relevância ecológica. (5) Os dinoflagelados: ciclo de vida, diversidade, relevância ecológica. Introdução ao estudo dos quistos de dinoflagelados. Os quistos de dinoflagelados como proxies de sinais ambientais: alterações climáticas e antrópicas. (6) Os cocolitóforos: ciclo de vida, diversidade, relevância ecológica. (7) Proliferações de algas nocivas (Harmful Algal Blooms) e o seu impacto nos ecossistemas e em saúde humana. A situação de Portugal. (8) Agentes patogénicos do fitoplâncton e a sua relevância ecológica; exemplo dos ficoadnvirus e dinoflagelados parasitas. Componente Teórico-Prática (1) Saída de campo: Métodos de amostragem do fitoplâncton e microfitobentos para estudos quantitativos e qualitativos. (2) Introdução à microscopia óptica (campo claro, contraste de fase, DIC e epifluorescência) e microscopia eletrónica de varrimento (SEM). Metodologias de preparação de amostras para análise qualitativa e quantitativa. (3) Identificação dos principais grupos de dinoflagelados e diatomáceas. (4) Observação de cocolitóforos. (5) Isolamento e cultura de microalgas marinhas. (6) Análise e discussão de artigos científicos.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação consiste em momentos de avaliação contínua e um exame final com a seguinte contribuição para a nota final: 1. Relatório da saída de campo em grupo (2 alunos): (15% ) 2. Seminário em grupo no meio do semestre (2 alunos), sobre tema escolhido pelos alunos em consulta com os docentes: (20%) 3. Relatório analise dados de fitoplâncton de um transecto no Atlântico (2 alunos): (10%) 4. Exame final – O exame é do tipo “levar para casa”, a realizar sem colaboração e abrangerá aspectos teóricos e práticos. (55%)