Disciplina Curricular

Geologia Costeira GCos

Mestrado Bolonha em Ciências do Mar - 1_Plano 2015/2016

Contextos

Grupo: 1_Plano 2015/2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares > Optativas > 2º Ano > 998_Mestrado em Ciências do Mar

Período:

Grupo: 1_Plano 2015/2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares > Optativas > 1º Ano > 998_Mestrado em Ciências do Mar > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos:  Caracterizar ambientes litorais do ponto de vista sedimentológico, morfológico e dinâmico e das relações com o forçamento oceanográfico. Conhecer métodos de quantificação da dinâmica e resposta costeira e as relações com os riscos costeiros e importância para o ordenamento do território. Resultados e competências: Conhecer e reconhecer os elementos físicos e agentes de forçamento de ambientes litorais de praia-duna e laguna/estuário e compreender a respectiva dinâmica sedimentar e morfológica. Dominar metodologias de medição de ondas e do nível do mar e utilizar conhecimentos adquiridos na: previsão do potencial de recuo e inundação costeira; interpretação do estado ambiental no contexto das transferências de massa, incluindo contaminantes, entre o sistema costeiro e o continente. Desenvolver a capacidade de intervenção sustentada no sistema costeiro.

Programa

Zona costeira, conceitos, limites, conteúdos. Praias, conteúdos sedimentares e domínios morfodinâmicos. Dinâmica transversal,  sazonalidade, classificação morfodinâmica. Dinâmica longitudinal, balanço de massa e tendências de evolução. Dunas costeiras, transporte sólido eólico e vegetação. Tipos de dunas, outras geoformas eólicas. O galgamento e a inundação oceânica em litoral arenoso. Recolocação temporária/persistente do perfil de praia; relações com eventos extremos e variações do nível do mar; critérios e mapeamento de faixas de salvaguarda. Lagunas e estuários, conceitos, génese. A barreira e a bacia de maré, caracterização física, sedimentos, geoformas. Barras e canais de maré. Conteúdos morfossedimentares intertidais. Dinâmica sazonal e de longo prazo. Características do hidrossoma. Sedimentação, conteúdos geoquímicos, valores de fundo, contaminação. Observação e instrumentação de parâmetros morfológicos, sedimentares e oceanográficos numa praia e laguna/estuário.

Métodos de ensino e avaliação

O Curso combina actividades de campo, necessárias à prática de manipulação instrumental e recolha de dados em contexto real, com sessões teóricas, de carácter magistral, apoiadas por imagens,  e sessões  teorico-práticas, destinadas a processar e interpretar conceitos ou dados ou resolver exercícios de aplicação de conhecimentos, em grupo, complementadas por aulas de laboratório.  Relatórios (2 ou 3) de grupo sobre temáticas distintas que podem incluir, entre outros: distribuição espacial de parâmetros da água e sedimentos em ambiente lagunar/estuarino; condicionantes à reabertura de barras de maré; caracterização sedimentológica de sedimentos de ambiente litoral/plataforma próxima a partir de ensaios laboratoriais; cartografia de faixas de salvaguarda em horizontes de 50 e 100 anos, com descrição do forçamento e geomorfologia, justificação de métodos e parametrização, avaliação de elementos em risco.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre