Disciplina Curricular
Impactos das Alterações Climáticas e Gestão da Zona Costeira IACGZC
Mestrado Bolonha em Ciências do Mar - 2_MCMar 2023/24
Contextos
Grupo: 2_MCMar 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais CTERRA > 649_MCMar - Opcionais CTERRA 1º Ano > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprofundar conhecimento sobre os processos que condicionam a organização sedimentar e geomorfológica da zona costeira a diferentes escalas temporais. Compreender e prever as consequências das alterações climáticas e atividade antrópica na evolução do litoral. Aplicar no terreno metodologias de monitorização de parâmetros e de processos reguladores ou de descritores da morfologia e geologia, forçamento oceanográfico ou indutores de risco. Utilizar conhecimentos adquiridos na solução de problemas de gestão do espaço e risco costeiros. Resultados/Competências: Desenvolver capacidade de análise multi-escala e integrada dos processos, produtos, conteúdos geológicos e geomorfológicos costeiros, em particular dos pertinentes em estudos de impacte ambiental, ordenamento e gestão do espaço e do risco litoral. Familiarização com técnicas de aquisição e análise de dados oceanográficos, sedimentológicos e morfológicos.
Programa
Sistemas costeiros: conceitos; forçamento e resposta; escalas espaciais e temporais. Ondas de vento: da geração à rebentação, espraio e run-up. Marés. Sobreelevação de origem meteorológica. Correntes costeiras. Transporte sedimentar e deriva litoral. Subida do nível do mar. Morfodinâmica de praias: dinâmica transversal e longilitoral. Estuários e lagunas costeiras: morfodinâmica e balanço sedimentar. Impactos das alterações climáticas e atividade antrópica nos sistemas costeiros. Introdução à gestão costeira e princípios orientadores: gestão integrada, participação efetiva e precaução. Estratégias de adaptação: recuo planeado, acomodação e proteção.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: realização de questionários individuais ao longo do semestre (20%), realização de trabalho de grupo (incluindo relatório e exposição oral) onde os conceitos teóricos são utilizados para resolver um estudo de caso (30%) e exame final (50%).