Disciplina Curricular
Tópicos Avançados em Ciências da Terra Sólida TACTS
Doutoramento Bolonha em Ciências Geofísicas e da Geoinformação - 1_DCGG 2014/15
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os Tópicos Avançados em Ciências da Terra Sólida são uma unidade curricular do 2º semestre do 1º ano do programa de Doutoramento em Geologia. O objectivo desta unidade curricular é que os alunos adquiram uma visão integrada da Terra Sólida, enquanto ao mesmo tempo fortalecem as suas bases nos seus conceitos fundamentais. É dada atenção especial ao estudo dos processos e modelos conceptuais; a abordagens multi-disciplinares (incluindo excursões a outros domínios); ao desenvolvimento de uma visão global do sistema Terra; à identificação e discussão que questões relevantes em aberto; à exploração de metodologias e tecnologias inovadoras; e à discussão de casos de estudo. A cadeira está desenhada de modo a que os alunos aprendam a comunicar, discutir e a trabalhar num ambiente de investigação activo, dinâmico e multi-disciplinar.
Programa
Os Tópicos Avançados em Ciências da Terra Sólida visam promover a aquisição de conhecimentos actualizados e o desenvolvimento de competências em tópicos de relevância científica, em particular na área da Terra Sólida. Visam também preparar os alunos na análise, exposição e discussão de problemas relevantes multi-disciplinares na área da Terra Sólida. Nesta perspectiva, a cadeira estrutura-se em torno de três componentes, num total de 15 semanas de aulas: 1) Aulas dadas por especialistas convidados (keynote lectures) (5 semanas); 2) apresentações de 30 a 40 minutos dadas pelos estudantes (9 semanas); saída de campo (3 dias). Os estudantes lêem artigos científicos de modo a preparar as apresentações e discussões semanais.
Métodos de ensino e avaliação
A implementação desta unidade curricular baseia-se em 3 componentes, que se distribuem por 15 semanas de aulas: 1) Aulas dadas por especialistas convidados (keynote lectures) (5 semanas); 2) apresentações de 30 a 40 minutos dadas pelos estudantes (9 semanas); saída de campo (3 dias). Os estudantes lêem artigos científicos de modo a preparar as apresentações e discussões semanais. A docente disponibiliza apoio extra-lectivo individual para os alunos com maiores dificuldades nos tópicos abordados. A avaliação da unidade curricular baseia-se na apresentação feita pelos alunos, no desempenho na saída de campo, e nas contribuições para as discussões científicas.