Disciplina Curricular

Introdução à História da Ciência IHC

Curso Livre em Competências Transversais - 1_Competências Transversais

Contextos

Grupo: 1_Competências Transversais > Unidades Curriculares > 1º ciclo > UC's da área de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (HFCT)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Breve introdução aos objectivos da História das Ciências: Porque se pratica? Desde quando? Como se faz? Para que se faz? Da História das Ciências à História das Ciências, Tecnologia e Medicina e a uma História e Geografia do Conhecimento. Ciência como fenómeno social e cultural. Discussão de aspectos das interações entre ciência, cultura e sociedade, dos gregos aos nossos dias, centrada nos seguintes tópicos aglutinadores: - Detentores do saber - Espacialidade da ciência - Instrumentos científicos - Circulação do saber - Culturas científicas - Ciência e género

Programa

Introdução - Apresentação do programa, bibliografia e avaliação. Ciência e racionalidade na Grécia Antiga O projecto dos filósofos. Liceu aristotélico e o Museu de Alexandria Ciência medieval O clero, a ciência medieval e os seus dilemas. Uma nova instituição: a universidade medieval. O saber europeu e os novos mundos O Renascimento. O humanista, o artista-engenheiro e o tipógrafo. Vesalius e Copérnico. Galileu e a escolha de uma corte renascentista como novo espaço científico. A Luneta Revolução científica Do humanista ao sábio (savant), da filosofia mecanicista ao universo matemático. A máquina do mundo qual mecanismo de relógio. Telescópicos e bombas de vácuo, a nova noção de experiência. Sociedades científicas como novos espaços de saber. As várias faces de Newton. Ciência e Iluminismo Razão, classificação e linguagem científica, fixismo e viagens de exploração. Lavoisier e as balanças de precisão. Lineu, botânica, mulheres e divulgação científica. Teologia natural. Novos espaços de ciência: os laboratórios. Ciências no século XIX Universidades, especialização, divulgação e a emergência do cientista enquanto profissional. Do romantismo às ciências da precisão. Os caminhos de Charles Darwin e de Alexander von Humboldt. Ciências de campo. Um século movido a vapor. Um novo conceito: energia. Museus e exposições universais. Ciências no século XX Revoluções na ciência. Cientistas como figuras públicas. Prémio Nobel. Ciências e guerra. Responsabilidade moral dos cientistas. Laboratórios de estado. Big Science, segunda guerra mundial/guerra fria e a emergência dos computadores. A emergência dos EUA como potência científica. Disciplinas de fronteira. Os desafios da ciência no século XXI

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação foi pensada para a situação previsível de as aulas serem a distância. Sujeita a revisão face a uma alteração de circunstâncias. Participação nas aulas (50%): presença, participação oral nas discussões e entrega de 4 comentários escritos de ½ página realizados em grupo. Dois testes obrigatórios (50%). Se no primeiro teste o aluno tiver uma nota inferior a 8 valores, no segundo teste/exame será avaliado sobre toda a matéria e a nota final será a nota do segundo teste/exame. Se no primeiro teste o aluno tiver uma nota superior ou igual a 8, há duas hipóteses: segundo teste sobre a matéria dada após o primeiro teste, sendo a nota final dos testes a média dos dois testes; segundo teste/exame sobre toda a matéria e a nota final será a nota do segundo teste/exame. Em princípio os testes/exames serão compostos de 4 perguntas de desenvolvimento, tendo o aluno que responder a 3. Dependendo do número de alunos inscritos os testes/exames poderão ser diferentes, sendo substituídas algumas perguntas de desenvolvimento por perguntas de resposta múltipla. Nesta disciplina pretende-se que o aluno fique com a avaliação concluída no final do semestre, antes do início do período de avaliação. Finalmente, haverá uma data de exame (2º exame), a usar só em casos excepcionais, para todos aqueles que não tenham tido positiva ou queiram subir a nota. Para os que não tiveram nota positiva, a nota final será a média da participação (20%) e da nota do exame (80%); para aqueles que tiveram nota positiva e que fizeram o exame (melhoria), a nota final será a média da participação (20%) com a melhor das duas notas (média dos dois testes/1º exame ou 2º.exame) Exame Final: data, sala e hora a marcar.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre