Plano de Estudos
Química Orgânica QOrga
Contextos
Groupo: 1_PGCE 2025/26 > Pós-graduação > Percurso Química > 2038_Área disciplinar da Química
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os alunos apreendam um conjunto de conceitos fundamentais em Química Orgânica, que lhes permita compreender a estrutura, as qualidades e as interações das moléculas nos organismos vivos. Adicionalmente, a Química Orgânica como uma área interdisciplinar, deverá servir de base e auxiliar os alunos para a compreensão das reações metabólicas e dos processos bioquímicos.
Programa
Introdução à escrita e aos conceitos básicos para químicos orgânicos. Principais grupos funcionais e suas reações características. Mecanismos reacionais de substituição, eliminação e adição. Reações relevantes para a compreensão de alguns processos bioquímicos. Alguns exemplos do paralelismo de reações de Substituição Nucleófilica (SN1 e SN2) em laboratório e em substratos biológicos. Adição nucleofílica ao grupo carbonilo, substituição nucleofílica em grupos carbonilo, química do carbono α em grupos carbonilo, adição conjugada em compostos carbonílicos (α,β-insaturados).
Método de Avaliação
A avaliação da Unidade Curricular (UC) envolve uma componente teórica (T) e teórico práticas (TP) e uma componente prática em ambiente laboratorial (PL). A avaliação teórica pode ser contínua, pela realização de dois testes eliminativos de matéria em que a média dos dois testes terá uma nota máxima de 20 valores ou por um exame final (20 valores). No caso da opção de fazer a UC por testes, é necessário ter uma nota mínima de 7,5 valores em ambos os testes e a média dos testes tem de ser superior a 9,5 valores para ter aprovação na UC. No caso da opção de fazer a UC por exame, neste o aluno tem de ter nota mínima de 9,5 valores para aprovação na UC. A avaliação prática é contínua e envolve a participação nas aulas laboratoriais, preparação e discussão do trabalho experimental, resposta a questionários sobre os trabalhos práticos, elaboração de um relatório completo de um dos trabalhos experimentais em grupo e realização de um teste final individual. A nota final da UC será a média das notas das duas componentes de avaliação: teórica (70%) e prática (30%). A aprovação na UC implica classificações ≥ 9,5 em cada uma as componentes teórica e prática. Após a realização da parte escrita das várias datas, os alunos cuja melhor nota teórica se situa no intervalo [8,5‐9,4 valores] têm direito a uma prova oral (independentemente de terem obtido esse valor em qualquer das datas de avaliação do corrente ano letivo). ). A nota final desta UC poderá ter uma bonificação até no máximo de 1 valor atribuída ao(s) “desafio(s)” proposto(s) no decurso do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 98.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Organic Chemistry : T. W. G. Solomons, G. B. Fryhle 9th edition, Wiley, New York, 2007 (12th ed., 2016, co-autor S. A. Snyder)
- Organic Chemistry: J. Clayden, N. Greeves and S. Warren 2012 Oxford University Press
Secundária
- Organic Chemistry with a Biological Emphasis, Volume II: Timothy Soderberg 2016
- Acetatos das aulas teóricas, lista de problemas a realizar nas aulas teórico-práticas e de trabalhos experimentais a realizar nas aulas práticas, sendo todo o material disponibilizado no moodle.: