Disciplina Curricular
Estudos Avançados em Ecologia Marinha EAEM
Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 2_Plano 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se a alunos com interesse em tornar-se biólogos capazes de contribuir não só para o conhecimentos dos processos ecológicos, e identificação dos problemas que os afetam, mas também para a construção de soluções para a sua gestão sustentável. Assim, o programa tem por objetivo dotar os alunos de ferramentas para desenvolvimento de estudos ecológicos avançados em meio marinho, desde a escolha das metodologias de amostragem adequadas até à análise da informação recolhida, passando pelo estudo de abordagens que permitem a aplicação e integração da informação científica na gestão e conservação dos ecossistemas. A disciplina terá também uma componente de estudo de conceitos e metodologias de planeamento, monitorização e gestão de Áreas Marinhas Protegidas, como caso particular da utilização de informação ecológica aplicada à gestão de recursos e conservação de espécies e habitats. Assim, pretende-se que os alunos trabalhem competências que lhes permitam: a. Desenvolver a capacidade de análise crítica de problemas ambientais (ex.: sobre-exploração de recursos,contaminação ambiental, perda de biodiversidade, alterações climáticas), delineamento de estratégias de recolha de informação ecológica e a sua aplicação como suporte na definição de medidas de gestão ambiental eficientes; b. Desenvolver estudos de ecologia avançada em meio marinho utilizando técnicas de amostragem subaquática (ex.: mergulho científico, video), desde o planeamento à análise de informação, sabendo escolher os métodos mais adequados face aos objetivos pretendidos; c. Trabalhar os dados ecológicos ao nível da ecologia funcional e utilizar métodos de análise que permitem a sua aplicação ao nível da gestão (e.g. cálculo de indicadores, modelação ecológica, avaliação de cenários), nomeadamente no âmbito dos requisitos da Política marítima integrada (DQEM, DQOEM, PCP, Diretivas Aves e Habitats); d. Adquirir uma sólida formação prática sobre os diferentes mecanismos e instrumentos de planeamento, implementação, gestão e monitorização de Áreas Marinhas Protegidas.
Programa
Os conteúdos programáticos a desenvolver estão estruturados de forma sequencial para que os alunos tenham oportunidade de desenvolver competências que lhes permitam assimilar conceitos teóricos através da sua implementação em trabalhos práticos. O desenvolvimento de exercícios teórico-práticos será privilegiado de modo a que os alunos adquiram experiência em várias situações de simulação de contextos em que poderão vir a estar envolvidos ao longo da sua carreira profissional. O conteúdo programático irá começar por fazer uma perspetiva histórica do desenvolvimento da ecologia marinha aplicada, abordando diferentes escolas e focando alguns casos particulares. Após esta abordagem introdutória, o programa será desenvolvido em três grandes temas: 1. Investigação Fundamental em Ecologia Marinha, que incidirá na aprendizagem de diferentes técnicas de amostragem subaquática (mergulho e video), no conhecimento sobre a estrutura e complexidade dos diferentes habitats marinhos e no desenvolvimento de competências para o estudo aprofundado e apresentação de artigos publicados por outros autores. 2. Ecologia Marinha Aplicada, onde serão estudadas diferentes ferramentas metodológicas para transferência do conhecimento ecológico fundamental na resolução de problemas ecológicos decorrentes da utilização dos recursos marinhos pela sociedade, através do desenvolvimento de ferramentas de análise e abordagens avançadas , que permitirá ao aluno adaptar-se a diferentes contextos de emprego futuro (e.g. investigação, entidades governamentais de gestão marinha, ONGs, etc). 3. Aplicação da Ecologia Marinha na implementação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP) enquanto ferramentas de conservação e gestão de recursos marinhos. Neste tema os alunos irão trabalhar na aplicação dos conhecimentos adquiridos nos temas anteriores, na criação e implementação de AMP e redes de AMP, sobretudo através do desenvolvimento de exercícios teórico-práticos de simulação das várias fases da criação de AMP onde se priveligiarão metodologias de role-playing.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas. Em cada aula é apresentada uma introdução teórica, seguida de discussão e/ou exercícios que podem incidir sobre casos de estudo. Nos exercícios serão utilizados suportes físicos (documentos, mapas, marcadores) e/ou digitais (software), e definidos grupos de trabalho. Em alguns exercícios serão implementadas metodologias de role-playing. Cada exercício terá deliverables, sob a forma escrita ou oral, que contam para a componente de avaliação contínua. Serão realizadas 2 saídas de campo para aprendizagem prática de técnicas de amostragem utilizadas em estudos estudos ecológicos avançados e em programas de monitorização no meio marinho. Pelo menos uma das saídas será dedicada ao contexto de uma Áreas Marinha Protegidas que servirão de base ao trabalho prático final, baseado no planeamento de um trabalho científico associado a uma AMP. Nestas saídas serão demonstradas metodologias de monitorização. A avaliação será uma média ponderada dos seguintes componentes: Exame teórico-prático 30% Trabalho prático final 30% Avaliação contínua 40% (exercícios apresentados nas aulas) O exame teórico terá uma componente de escolha múltipla (40%) e uma componente de escrita livre sobre um caso de estudo (60%), cuja resposta deverá reflectir o conhecimento adquirido. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.