Disciplina Curricular
Alterações Globais no Oceano AGO
Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 3_MEM 2023/24
Contextos
Grupo: 3_MEM 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > MEM - Nucleares 1º Semestre > 618_MEM - Nucleares 1º Semestre (CVIDA)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC pretende desenvolver um conhecimento estruturado sobre as alterações globais no meio marinho, numa perspetiva multidisciplinar e integrativa, olhando para o presente e futuro, após uma análise crítica do passado recente e distante. Neste contexto, salientar-se-á o papel fundamental do oceano no sistema climático global e de como este está a camuflar o impacto das nossas opções energéticas. Neste contexto, os alunos irão adquirir um conhecimento aprofundado sobre: . o sistema climático global e de como o clima passado pode contribuir para a compreensão das alterações globais atuais; . os impactos físico-químicos, biológicos e sócio-económicos das alterações globais no meio marinho; . sobre educação climática, sustentabilidade ambiental e literacia dos oceanos.
Programa
Numa primeira fase serão expostas: i) características gerais do sistema climático atual (e.g. células Hadley, efeito Coriolis, ventos alísios, El Niño, transporte de Ekman, afloramento costeiro, circulação termo-halina); ii) história do clima passado (e.g. extinções em massa nos oceanos, eras glaciais e interglaciais, ciclos de Milankovitch) e do efeito de estufa (gases de estufa e seu espectro de absorção; curva de Keeling; ciclo do carbono); iii) causas e projeções para o aquecimento global, a acidificação e a desoxigenação dos oceanos; iv) poluição (nanoplásticos a produtos farmacêuticos emergentes); v) impactos e interações entre fatores na biodiversidade marinha (desde moléculas a ecossistemas); e vi) repercussões sócio-económicas nos usos do oceano (e.g. pescas e aquacultura). Numa segunda fase, discutir-se-ão vantagens e desvantagens de possíveis estratégias de mitigação e adaptação a longo prazo (e.g. fertilização dos oceanos; sequestro do carbono no mar profundo).
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem: i) sessões teóricas (expositivas) para apresentação de conceitos e metodologias fundamentais, e ii) aplicações teórica-práticas (TPs), aonde serão analisados e discutidos documentos chave e casos de estudo. As TPs também incluirão a preparação de um projeto (em grupo) que terá por base um conjunto de dados, selecionado de entre um grupo alargado de dados fornecido pelo docente, cobrindo diversos tópicos relevantes à UC.