Disciplina Curricular
Projeto de Investigação em Ecologia Marinha PIEM
Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 2_Plano 2015/16
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Projecto de Investigação em Ecologia Marinha visa auxiliar cada aluno na escolha de um tema de dissertação e na procura de um orientador especialista na área do tema escolhido para que, com o apoio do docente e do orientador, o aluno se envolva na elaboração de um plano de dissertação que possivelmente concretizará para concluir o curso de mestrado. Além desse objectivo, pretende-se ainda contribuir para a preparação dos alunos em campos que, embora não directamente relacionados com uma área científica específica, lhes proporcionarão os fundamentos necessários para uma maior facilidade na tomada de decisões e na escolha de opções durante o processo de redacção da sua dissertação e de preparação da respectiva apresentação.
Programa
Projecto de Investigação em Ecologia Marinha inclui 3 componentes com características diversas. Várias sessões serão dedicadas à escolha do orientador e do tema de dissertação, e ao apoio na preparação dos projectos de dissertação. Nas restantes sessões dar-se-á a conhecer aos alunos (1) as características dos vários tipos de textos científicos (e.g. relatórios técnicos, teses, livros, artigos científicos), a estrutura e função das secções que os compõem (pré-texto, texto e pós-texto), e as principais convenções associadas à redacção de trabalhos científicos (e.g. abreviaturas padronizadas, expressões técnicas; listagem e/ou citação de bibliografia e referências bibliográficas; apresentação gráfica e tabular de resultados e respectiva legendagem); e (2) as características dos vários tipos de apresentações orais (e.g. aulas, conferências, comunicações, defesa de teses) e as estratégias usadas para melhorar a sua construção e organização, tornando-as mais agradáveis e eficazes.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial, seguida de componentes de discussão e de resolução de exercícios, para a consolidação dos conteúdos. Trabalho escrito individual (50%) (plano de dissertação) e respectiva apresentação oral (50%). A classificação final poderá ser modulada (arredondada) de acordo com a informação do desempenho e participação dos alunos. Notas: 1. A admissão a avaliação depende da presença em pelo menos 75% das aulas teórico-práticas (excepto para os beneficiários de regimes especiais). 2. O docente pode convocar qualquer aluno para prova oral para aferir a sua classificação.